AGENDA

ALBUFEIRA | Páscoa celebrada com Procissão de Painéis da Santa Casa e Doçarias da Época

A Páscoa é celebrada em Albufeira com diversas manifestações religiosas e outras mais ao sabor da tradição gastronómica. A ancestral Procissão dos Painéis da Santa Casa da Misericórdia sai hoje na escuridão total da noite, atravessando o centro da cidade. Até sábado, há o programa “Páscoa dos Mercados” de Areias de São João e do Municipal e no domingo de Ressurreição, a Guia abre as portas para a 18.ª Prova do Folar, este ano com 220 quilogramas. De resto, os amantes do Folar algarvio já começaram as suas “provas” nos dias 9 e 10 deste mês, naquela que foi a “Mostra do Folar” de Paderne.

A Procissão dos Painéis regressa hoje, Quinta-feira Santa, às ruas de Albufeira, tendo por iluminação apenas as velas de cera dos fiéis. Passados dois anos de interregno devido à pandemia, a procissão irá retomar o percurso habitual que atravessa o centro histórico da cidade, numa iniciativa promovida pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e Paróquia de Albufeira, com o apoio do Município de Albufeira. A Procissão vai ter lugar às 22h00, naquela que é uma das mais significativas manifestações religiosas da Páscoa do concelho.

Para além desta manifestação espiritual, há outras voltadas para a magia da doçaria e do artesanato típico da época. A “Páscoa dos Mercados” é uma iniciativa que recria um ambiente de mercado através da gastronomia tradicional juntamente com o artesanato, as artes e ofícios da região. Tudo quanto é iguaria vai estar presente, para delícia de miúdos e graúdos. O Mercado da Páscoa decorre entre as 9h00 e as 12h00, em dois mercados: o Municipal e o de Areias de São João. O Mercado Municipal acolheu ontem o “Mercado da Páscoa” e vai acolher novamente a iniciativa no dia de amanhã, dia 15. Já o Mercado das Areias de São João abre as portas à tradição no dia de hoje e no sábado, dia 16.

A pontuar a tradição, regressa no próximo domingo de Páscoa, dia 17 de abril, às 16h00, a “Prova do Folar” da Guia, naquela que é já a sua 18.ª edição. Como sempre, o folar da Guia, este ano com cerca de 220 quilogramas, vai fazer salivar todos os amantes da gastronomia tradicional. A animação estará a cargo de Marco António e do Grupo Etnográfico de Quelfes – a Dança dos Velhos. Refira-se que os amantes do Folar algarvio já começaram as suas “provas” nos dias 9 e 10 deste mês, naquela que foi a “Mostra do Folar” de Paderne, onde não faltou a comida típica da região, petiscos e muita animação com a atuação, entre outros, de Silvino Campos e Valter Cabrita.

Categorias:AGENDA, Albufeira