Cumpriu-se na tarde de sábado, 3 de junho, a tradicional e emocionante Lavada na cidade de Quarteira, inserida na festa dos Petiscos do Pescador.
Este ano, o peixe foi à farta, distribuído pelo imenso público presente, sempre a ajudar a puxar as redes.
Uma iniciativa que contou com a presença do executivo da Junta de Freguesia de Quarteira, liderado por Telmo Pinto, da presidente da Assembleia de Freguesia de Quarteira, Lígia Brito, do executivo da Câmara Municipal de Loulé, liderado por Vítor Aleixo, pelo presidente da Quarpesca, Hugo Martins e ainda da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, da subdiretora~geral da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), Isabel Ventura e do presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, entre outos.
A arte de puxar o peixe para a terra, recriado uma vez por ano em Quarteira, é uma tradição que não se perde e está sempre presente no coração e na memória dos nossos pescadores.
A tradicional lavada, ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa, aconteceu ao fim da tarde deste sábado, dia 4 de junho, junto ao local da festa, na Praia dos Pescadores. Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado e, neste momento, distribuído pela população. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.
Petiscos do Pescador 2023, uma organização da Quarpesca – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve








































































Categorias:Quarteira




