A aldeia de Alte – Loulé acolheu, entre 2 e 4 de Junho, o Fusos – Festival de Fusões Artísticas, numa edição recheada de cultura, com performances onde as várias formas artísticas se cruzam e se fundem.
O PlanetAlgarve, representado por Nathalie Guerreiro, acompanhou a atuação de Teresa Salgueiro, naquele que foi um momento de arrepiar, sensações só possíveis para quem testemunha a voz única desta artistas.
Fusões entre música, ilustração, sonoplastia, teatro, literatura, dança, circo e pintura, voltaram a estar em palco na singela aldeia de Alte, precisamente o centro geográfico do Algarve.
Este ano, o programa contou com: Argonautus Ensemble com Carla Pontes; Caminhos de Terra; Teresa Salgueiro; B. One (DJ Set); Biblioteca Extravagante; Ghazal – Poesia e Música da Rota da Seda; Jordão; São + Que Irmãs; Orquestra de Alte; Saucejas; Asas de Sonho; Caminhos de Terra; O Fabuloso Destino de Amália; PixSom; Trilho da Ribeira de Alte; Alte e Siga o Baile; Danças Tradicionais da Letónia; Capoeira Alegria e Bem Estar (Fusada); O Gajo.
O Fusos é um festival inserido no espaço e na comunidade de uma aldeia do interior algarvio. Espalhado pelas várias valências e pelos vários recantos de Alte, o espírito da aldeia e da comunidade que a compõe está bem presente no festival, tornando-o acolhedor a quem visita e participa.
A programação do Fusos assenta em 3 premissas:
- Promover e divulgar os artistas locais, privilegiando Alte enquanto Aldeia Cultural;
- Valorizar a oferta cultural da região, mostrando a capacidade artística algarvia;
- Trazer ao Algarve nomes e projetos relevantes, do ponto de vista artístico, estimulando a troca de sinergias e de parcerias com artistas locais e regionais
O Fusos espalha-se pela aldeia de Alte, aproveitando todas as características e belezas. Os palcos são encontrados para se adequarem à programação, variando todos os anos. Um antigo lagar de azeite, edifícios abandonados, casas privadas, terraços, são algumas das surpresas que todos os anos esperam os visitantes. Cada palco tem um carisma que potencia o espectáculo oferecido.
Os cruzamentos e as fusões são o mote do festival. O convite é lançado a vários artistas de diferentes áreas, para criarem espectáculos singulares, com novas abordagens artísticas e parcerias inusitadas. Novas experiências para os artistas, novas experiências para o público, é objectivo do Fusos.
Uma organização da Fungo Azul, com o apoio da Junta de Freguesia de Alte e do Município de Loulé.
Fotos: Nathalie Guerreiro / PlanetAlgarve





Categorias:Loulé




