Goreti Costa, mulher multitalentosa desde a escrita à pintura, apresentou nesta segunda-feira, 5 de junho, o seu mais recente livro infantil, “O Resgate dos Cavalos Marinhos”, em 3 escolas de Quarteira: EB1 da Fonte Santa, EB1 da Abelheira e EB1 de S. Pedro do Mar.
Trata-se de uma edição da TU – Associação Talentos Unidos cuja missão é apoiar estudantes a ingressarem no ensino superior.
A TU foi representada nestas apresentações pela sua presidente, Selma Ferreira.
O livro, o 3.º de uma série de 5, tem ilustração de Marco Coelho, prefácio de Jorge Palma, fotos de Miguel Correia e Corinne Lund, impressão em papel reciclado da Gráfica Digital DOP, com os apoios institucionais da Universidade do Algarve, Centro de Ciências do Mar, Grupo Mulheres do Brasil do Algarve e é cofinanciado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, entre outros.
Conta as aventuras do Galope, um simpático cavalo-marinho que vive na Ria Formosa e que tem como companheiros a sereia Serena, o camarão Bigodes, o pepino-do-mar ancião e muito sábio Xaveca, Ludovico, um corvo do mar muito coscuvilheiro, mas também alguns humanos, como os irmãos Mário e Mariana, e até Arlindo, um Polícia Marítimo com muita imaginação.
Há ainda, como não podia deixar de ser nas aventuras, os maus da fita. Mas tudo acaba bem e, ao fim das 24 páginas, que inclui desenhos dos heróis para colorir, as crianças terão aprendido um pouco mais sobre a necessidade de proteger estes belos animais marinhos e a Ria Formosa onde eles vivem. pretende contribuir para consciencializar e sensibilizar o público infanto-juvenil para a importância do ecossistema da Ria Formosa.
De referir que a verba resultante das doações irá financiar a propina de dois estudantes do curso de Biologia da Universidade do Algarve.
Para Goreti Costa, foram “momentos maravilhosos em três escolas de Quarteira, partilhando e contando a história do Resgate dos Cavalos Marinhos, um dos meus livros infantis”, confessando-se de “coração cheio da inocência e carinho e sorrisos de tantos meninos e meninas” e deixando um “obrigada querida amiga Selma Ferreira”.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve






























Categorias:Quarteira




