AGENDA

QUARTEIRA | Venda de Manjericos com fins solidários

Nas noites de Stº António, S. João e S. Pedro, as ruas de Quarteira enchem-se de cor, música, dança e alegria durante o mês de Junho.

O ponto alto das celebrações é o desfile das marchas populares que representam as ruas da cidade, envolvendo centenas de marchantes trajados a rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória, as tradições dos Santos Populares e os símbolos associados a esta festividade – os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.

Para além do desfile, a gastronomia – as sardinhas assadas, as febras, o pão com chouriço, o caldo verde e o vinho tinto – e os arrais constituem razões mais do que suficientes para que milhares de pessoas visitem Quarteira nestes dias. Mas a tradição manda ainda que se saltem as fogueiras e se queime alcachofra.

Os arraiais serão outro dos atrativos para celebrar a vida dos três santos milagreiros.

Outra das tradições reeditadas será a venda de manjericos, no Largo do Centro Autárquico, nos dias 13, 23 e 28 de junho, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Uma iniciativa solidária cujo valor angariado reverte a favor do Banco de Tempo – Agência de Quarteira; Centro de Apoio à Criança; Centro Paroquial de Quarteira; Colégio Origami; Fundação António Aleixo; e MAPS – Projeto Cuida-te!

Indissociável do período dos Santos, o manjerico é conhecido como a “erva dos namorados” porque, segundo uma velha tradição, os rapazes davam pequenos manjericos, em vasos, às namoradas, por altura do Stº António, o santo casamenteiro. Estas plantas são cada vez mais apreciadas também pelos turistas que se encontram em Quarteira, talvez cativados pelo seu cheiro característico.

Categorias:AGENDA, Quarteira