As PME portuguesas do setor das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE) estiveram presentes na CVPR Conference, que é o evento mais importante a nível global no domínio da Visão Computacional, que se realiza no Canadá.

Esta foi uma oportunidade para destacar o elevada o grau de especialização tecnológica e inovação dos produtos e serviços proveniente do setor TICE em Portugal.
Durante cinco dias, diferentes especialistas reuniram-se para debaterem abordagens desta área tecnológica e de conhecimento. Foram abordados os diferentes desafios e soluções para a utilização industrial nos setores da saúde e da indústria, oferecendo um vasto leque de oportunidades para as PME portuguesas, estabelecendo uma rede de contactos orientada e uma aquisição eficaz de clientes.
Dos representantes portugueses, destaque para as empresas de tecnologias para a telemedicina, nomeadamente na área Industrial da Saúde Digital, como exemplo a GuiSoft, First Solutions e a GeoDouro, que participou num projeto para uma nova solução tecnológica que permitirá a deteção automática de insetos em armadilhas, e assim alertar o produtor de vinho para atuar no sentido de prevenir um ataque à videira, a tempo de evitar prejuízos na produção.
A participação das PME portuguesas ocorreu no âmbito do projeto Portuguese Hub ICT, que é uma iniciativa de promoção internacional e de capacitação das PME portuguesas dedicadas ao setor TICE. Visa promover o aumento das exportações e incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens e serviços produzidos neste setor em Portugal.
Tem especial enfoque nos mercados europeus Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Países Baixos e Bélgica, Espanha, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Fora da Europa, o projeto abrange os mercados Marrocos e Estados Unidos da América. Visa a criação de condições para conferir visibilidade internacional às empresas portuguesas que integram o setor através de uma atuação nas vertentes da capacitação, da inovação, da cooperação entre diversos agentes e dinamização de atividades de promoção nos mercados externos que permita responder à deficiente e desajustada visibilidade externa do setor das TICE nacional.
Neste contexto o reforço da internacionalização é estratégico para a viabilidade de todas as empresas deste setor, porque permite diversificar mercados (que são altamente especializados em utilização de TICE) e limitar riscos de expansão.
Assenta numa estratégia global que é sustentada por um conjunto de ações que procuram contribuir para o aumento das exportações das empresas do sector das TICE, nomeadamente através de ações de diagnóstico e construção de estratégia, missões de prospeção, missões inversas e participação em feiras internacionais.
Mais informações em Homepage | Portuguese Hub ICT
Categorias:Empresas




