O Auditório do Centro Autárquico de Quarteira esgotou ontem, 22 de julho, ao fim da tarde, para a estreia da peça O Circo da Sociedade, com destaque para a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.
Uma peça interpretada por 8 mulheres, Albertina, Eduarda, Gabriela, Gaby, Gracinda, Isabel, Leonete e Mercês. Uma peça muito divertida que mereceu ovação final com o público de pé.
Uma produção do Grupo de Teatro Sénior de Quarteira com encenação de Pedro Monteiro, inserida no projeto Quarteira – Longevidade com Qualidade da Junta de Freguesia de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e JAT – Janela Aberta Teatro.
Miguel Martins Pessoa, codiretor do JAT, disse que “este projeto que vocês vão assistir aqui é do Grupo de Teatro Sénior de Quarteira que, juntamente com o Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa, são os dois projetos que, durante o ano, dinamizamos aqui na cidade. O Grupo de Teatro Comunitário está aberto a toda a gente que queira entrar, é intergeracional e o Grupo de Teatro Sénior está aberto só para maiores de 60 anos. As inscrições para este projeto vão abrir novamente em setembro. Fazer teatro não é só artístico, é também social e humano estes são projetos humanos e sociais onde as pessoas desenvolvem capacidades que não têm a ver só com a capacidade criativa, se bem que ela é um eixo do Ser Humano e este projeto de Teatro Sénior prova muito isso. Falando com o Pedro Monteiro, que é o encenador deste espetáculo, as senhoras já com uma certa idade não conseguem parar de criar. Ou seja, a nossa imaginação e a nossa criatividade estão lá. Nunca as perdemos. É mais poder desenvolvê-la e foi por isso que este grupo tem vindo, ao longo do tempo, a subsistir ano após ano. O projeto esteve parado durante algum tempo mas, a convite da junta de freguesia, reativámos e convidámos o nosso querido e grande encenador Pedro Monteiro para a encenar. Esta é já a segunda peça que encena nesta nova versão do grupo. A primeira foi no ano passado, O Mistério da Fadista Desaparecida e hoje apresenta aqui o espetáculo O Circo da Sociedade. Muitas vezes, é o que a nossa sociedade parece”.
Pedro Monteiro, encenado da peça e diretor do Teatrito, um grupo emblemático da região do Algarve, considerou que “o teatro é um espetáculo fantástico mas não é só espetáculo”, revelando como surgiu esta peça: “Nós tivemos 40 sessões, num total de 80 horas, fora as horas de casa. São cerca de mil horas de trabalho todos juntos. No princípio, o que eu pedi às pessoas foi que trouxessem assuntos que pudessem ser transformados em teatro. Das várias ideias que surgiram, acabámos por nos focar em 3 situações principais: As desigualdades, a saúde e a violência doméstica. Foram estes 3 temas que acabaram por dar origem a esta peça. Hão de ver que estas 8 senhoras são fantásticas. Elas dão tudo e, como o Miguel disse, isto não é só uma questão artística, é também uma questão humana. Há senhoras que vêm aqui trazer, inclusive, coisas que se passaram com elas. Portanto, o teatro não é só entretenimento. Podem rir, podem chorar mas tentem também ver por trás destas 8 senhoras a quantidade de assuntos que elas trazem ao de cima”, deixando um “agradecimento muito especial a todo o pessoal que trabalha nesta junta de freguesia. Ao longo destes 11 meses, fizeram tudo o que foi preciso para que nós tivéssemos aqui as melhores condições”.
O Grupo de Teatro Sénior é composto por um conjunto de cidadãos, todos eles do município de Loulé, maiores de 60 anos, com muita vontade de fazer teatro, usando-o como ferramenta de encontro, convívio, expressão artística e também como uma forma de colocar a sua idiossincrasia artística ao serviço da comunidade.
Um espaço de criação, expressão, celebração e encontro entre vizinhos.
O Grupo de Teatro Sénior é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Quarteira com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e a parceria do Colectivo JAT – Janela Aberta Teatro.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve



















Categorias:Quarteira




