Quarteira

QUARTEIRA | Enorme Ana Newton encanta e deslumbra no Mercado de Verão

Ana Newton deslumbrou, na noite de ontem, 23 de julho, o Mercado de Verão Quarteira 2023 com a sua voz potente, cálida e cristalina, com um fôlego interminável.

Ana Newton fez-se acompanhar dos músicos Luís Trindade, no baixo, Mauro Mestre, na bateria e Ricardo Silva, nas teclas.

A sua postura irrepreensível depressa conquistou o público que foi crescendo à medida que o tempo ia passando.

O repertório passou por temas inesquecíveis da música portuguesa e internacional, numa performance fantástica, galvanizando a vastíssima assistência, facto que pode ser testemunhado nos vídeos que publicaremos a seguir.

Os destaques vão para o tema “Amor a Portugal” (Ennio Morricone e Dulce Pontes), “I Will Always Love You” (Whitney Houston) e temas da Música Tradicional Portuguesa que puseram o público a dançar.

O momento mais marcante foi o tema “Ó Rama, Ó Que Linda Rama”, cantado em coro por quase todos os presentes, mais um momento de arrepiar vivido no Mercado de Verão Quarteira 2023.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Ana Newton

Nasceu em Faro em 1980 e reside já há alguns anos no concelho de Loulé. Sendo filha e neta de músicos, iniciou o seu percurso musical académico aos 7 anos no Conservatório Maria Campina, em Faro, onde frequentou aulas de Formação Musical e Piano. Já na adolescência, estreou-se como cantora autodidata, sendo esporadicamente acompanhada ao piano pelo pai.
Aos 18 anos, inicia a carreira profissional como cantora, atuando em vários locais turísticos da região algarvia como bares, hotéis e cine-teatros, ao mesmo tempo que prossegue os estudos académicos, completando uma licenciatura como Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Faro e um Mestrado em Educação Intercultural em Huelva.
Mais tarde, abraça o mundo do Jazz e da Bossa Nova, com o quarteto The Jazztrix e com o seu próprio projeto Ana Newton Quartet. Participou, a convite do professor e contrabaixista algarvio Zé Eduardo, no Dia Internacional do Jazz no Teatro Lethes, em Faro.
As suas ecléticas influências vão desde o Jazz ao Pop/Rock. Ana Newton é presença assídua no Festival MED e na Noite Branca, em Loulé. Do seu percurso destacam-se as participações no trabalho com os Fenoid, a participação na gravação do 1.º álbum de Vítor Bacalhau e o convite de João Gil para cantar um dos seus mais conhecidos temas. Foi ainda convidada de Pedro Jóia, João Frade e Norton Daiello num concerto com o projeto “Pedro Jóia Trio”. Ana Newton completa este ano 25 anos de palco. A par da sua dupla carreira de professora e artista, Ana Newton faz voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome e na Cruz Vermelha Portuguesa.

Categorias:Quarteira