Quarteira

QUARTEIRA | Espetáculo MARÉ bate recorde com mais de 50 pessoas no coro

O Passeio das Dunas, em Quarteira, foi palco ontem à noite (21 agosto) do espetáculo MARÉ, que tem passado por diversas localidades do país, acompanhado por um coro de 25 elementos de cada localidade por onde passa. Porque não há terra como esta, o coro de Quarteira contou com mais de 50 elementos em palco.

Uma iniciativa que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, Eduardo Amador e Marta Teixeira, do seu executivo, dos vereadores da CM Loulé, David Pimentel e Marilyn Zacarias e da diretora municipal, Dália Paulo, entre outros.

MARÉ é um espetáculo de homenagem à vida e ao trabalho árduos dos pescadores e das comunidades piscatórias de todo o país. Através da música, da videografia e da literatura, o público é convidado a embarcar numa viagem por diversas localidades marítimas portuguesas, evocando vidas de salitre e recordando histórias de faina.

No âmbito das comemorações dos 80 anos da Mútua dos Pescadores, Mútua de Seguros, C.R.L., MARÉ apresenta-se como um espectáculo comemorativo não só da instituição, como também da vida dos pescadores através da música, da videografia e da palavra declamada.

A partir de músicas tradicionais alusivas ao Mar, ao Pescador e ao quotidiano das comunidades piscatórias, embarcamos numa viagem por diversas localidades marítimas nacionais, através da interpretação artística de: Quiné Teles Musician/Producer – percussionista, voz (Ílhavo); Sara Vidal – voz, harpa celta, adufe (Nazaré); Abílio Caseiro – cavaquinho, bandolim, guitarra portuguesa (Nazaré); Celina da Piedade – voz, acordeão (Setúbal) e Zé Francisco – guitarra, voz (Tavira), com a colaboração especial do Coro Comunitário de Quarteira formado expressamente para a ocasião, aberto para um limite de 25 elementos mas que teve uma adesão de 50 elementos na Oficina Canto Tradicional, de preparação para o espetáculo, e superou esse número em palco.

A par da música, Sónia Pereira (Olhão) foi a responsável por recriar o imaginário da nossa literatura e a narrativa oral (incluindo Em Cima do Mar Salgado, do Poeta Pardal, natural de Quarteira), simultaneamente com João Espada (Quarteira) a ilustrar visualmente o espectáculo através da projeção de vídeos em tempo real.

MARÉ é uma criação e produção da cooperativa cultural Sons Vadios, especialmente concebida para o aniversário da Mútua dos Pescadores, assim homenageando a vida e o trabalho árduos dos pescadores e das comunidades piscatórias de todo o país.

Categorias:Quarteira