A Marcha-Corrida de Quarteira 2023, tradicionalmente conhecida como a Marcha da Batata Doce, decorreu na manhã deste domingo, dia 24 de setembro, e mais uma vez com uma participação acima das mil pessoas.
Com a praia como cenário, os percursos de 5Km ou 10Km, envolveram também o meio urbano e o campo, tornando-se mais atrativo pela mistura de ambientes que caraterizam a cidade de Quarteira.
O local de concentração foi o Largo da Gaivota, no Calçadão Nascente, onde, antes da partida, teve lugar um período de aquecimento com zumba pela instrutora Sónia Melo.
No final, foi proporcionado um convívio com distribuição das batatas doces assadas aos participantes, para além de frutas e águas.
A organização contou com uma grande equipa de voluntários a apoiar os participantes nos vários pontos de abastecimento e outras tarefas logísticas; uma ambulância e uma equipa da Cruz Vermelha Portuguesa; baias e cartazes sinalizadores; distribuição de águas e clementinas durante o percurso e distribuição de águas, frutas e batatas-doces no final.
Uma organização da Junta de Freguesia de Quarteira (representada pelo seu presidente, Telmo Pinto e ainda Paulo Alferes e Marta Teixeira) em parceria com a Câmara Municipal de Loulé (representada pelos vereadores David Pimentel e Carlos Carmo) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (representado pelo delegado regional, Custódio Moreno).
A organização promete “voltar para o ano ainda com mais força”, deixando um agradecimento ao grupo de voluntários, aos colaboradores da Junta de Freguesia de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé – Loulé Compromisso com o Desporto, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Centro de Apoio à Criança de Quarteira, CDQ – Centro Desportivo de Quarteira, GNR – Guarda Nacional Republicana de Quarteira, Delegação Faro / Loulé Cruz Vermelha Portuguesa e BTT Quarteirense.
Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Fotos: JFQ








