AGENDA

Exposição TIME LAPSES em São Brás de Alportel

Exposição: Time Lapses – No Algarve, a parar o tempo

Com foco na terra natal do artista, João Fazenda, tenta mostrar a perturbante evolução e transformação do Algarve. Efectivamente, muito mudou, desde as décadas de 60 e 70, tempo das primeiras fotografias, que se apresentam na primeira sala, a intenção de retratar uma região absolutamente bucólica, com a ruralidade bem marcada, assistindo-se posteriormente a uma crescente urbanização, uma total mudança de modo de viver e de ser.

Esta transformação que se foi dando sacrificou muito do bucolismo presente nas primeiras obras, mas trouxe novos motivos, novas temáticas e novas e mais ricas propostas estéticas, muito mais simples e depuradas, atendo-se cada vez mais ao essencial. Aqui, neste Algarve novo, já do século XXI, é muitas vezes na sombra que está marcada a História, a Arquitectura, é, pois, na sombra que se marca a tradicional chaminé.

Disse um dia o já citado Jacques Tati que “Je veux que le film commence quand vous quittez la salle.” Pois que esta exposição seja exactamente isso: que comece quando a deixamos, mas que ela fique em nós, como se de uma memória nossa se tratasse.

PlanetAlgarve