Outubro abre portas ao último trimestre do ano, e abre também a janela para uma longa, e relevante, digressão internacional da companhia portuguesa especializada em Teatro Físico, o JAT – Janela Aberta Teatro. A companhia marcará presença em importantes festivais e feiras internacionais de teatro, desde o Chile, Sérvia, Espanha e Indonésia.
O JAT – JANELA ABERTA TEATRO, fundado em 2017 em Faro pela dupla Miguel Martins Pessoa, ator e encenador algarvio e Diana Bernedo, atriz e encenadora basca, é uma companhia especializada em Teatro Físico, cujas peças originais vão nestes últimos meses de 2023 circular pelo mundo.
São 4 criações, com 3 elencos e equipas técnicas distintas que se vão apresentar, desde meados de Outubro e até Dezembro, em 3 continentes, 4 países, 6 cidades e 8 palcos.
O JAT será a única companhia portuguesa a atuar em 2 dos mais conceituados festivais internacionais de teatro, a convite dos seus diretores artísticos: o Festival Teater Jakarta, que foi o primeiro festival de teatro da Indonésia, e que este ano contará com a sua 50ª edição; e o THREE Fest – International Theatre Festival, na Sérvia, que decorrerá em Novi Sad, com um cartaz onde constam alguns dos mais relevantes artistas e companhias mundiais.




A abrir as hostes desta digressão a companhia desloca-se ao Chile para apresentar em Outubro a sua peça Cocktail da Evolução, seguir-se-á em Novembro a representação de BullDog em Cáceres, Espanha, na MAE Agecex – Muestra Ibérica de Artes Escénicas e dias depois na Indonésia no âmbito do 50º Festival Teater Jakarta, a digressão segue em Dezembro com o espetáculo Asas de Papel a subir ao palco em 3 salas de teatro de Madrid, seguindo para a Sérvia, para o THREE Fest – International Theatre Festival em Novi Sad para a representação da peça Algo de Macbeth, a terminar a digressão a companhia fará duas atuações no emblemático Teatro Távora em Sevilha com a peça Asas de Papel.
Esta digressão, é a consolidação de um longo, consistente e valioso trabalho que o JAT desenvolve na área do Teatro Físico, e contará com o apoio da República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direção Geral das Artes, do Instituto Camões e da embaixada Portuguesa em Belgrado.
Categorias:Algarve




