Quarteira

QUARTEIRA | Centro de Dia da AHDPA aumenta capacidade de utentes com ampliação das instalações

Teve lugar na manhã de hoje, 20 de outubro, a assinatura do Auto de Consignação da obra de ampliação das instalações da AHDPA – Associação dos Doentes de Parkinson eAlzheimer, assumidas pela Câmara Municipal de Loulé.

A cerimónia decorreu em frente à Sede da Instituição (Urbanização Vila Sol, Lote 5 – Quarteira).

Uma cerimónia que contou com a presença do presidente da AHDPA, Adelino Rocha, e demais colegas de direção, do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e do vice-presidente Eduardo Amador, do restante executivo municipal, da GNR de Quarteira, de Fernando Marques em representação da Assembleia Municipal de Loulé e do empreiteiro responsável pela obra, entre outros.

O presidente da AHDPA, Adelino Rocha, frisou que “a câmara fez tudo o que foi preciso para que isto fosse uma realidade. É uma realidade que começou com algumas dificuldades mas fomos sempre bem acolhidos na câmara. Quando iniciámos a nossa atividade aqui, nesta casa, e foi exatamente por iniciativa do senhor presidente da câmara (Vítor Aleixo) que descobriu a casa, porque antes ninguém sabia que ela existia, e ele descobriu que tínhamos aqui estas belíssimas instalações, arranjámos o dinheiro necessário para as obras (de adaptação a um centro de dia de acordo com as exigências da Segurança Social) e isto é uma realidade. Hoje, estamos com a capacidade máxima de 20 utentes e, com as obras que vamos ter agora com esta iniciativa do executivo municipal, o qual, quando a ideia foi apresentada, disse logo que sim, passaremos a ter capacidade para 30 utentes. Trata-se de um projeto da arq.ª Sofia Pontes, que também foi sempre incansável em dedicação a ajudar-nos. Teve um esforço muito grande com as arquitetas da Segurança Social. Trata-se de uma intervenção que, quando cá voltarmos depois das obras, vamos ver um edifício completamente novo. Maior e novo porque vai ser uma transformação muito grande. Eu tenho muita vaidade em dizer que a arq.ª Sofia lutou muito para que isto fosse um projeto que a Segurança Social diz que, quando estiver pronto, será um centro de dia modelo, referência no Algarve”.

Adelino Rocha adiantou ainda que o Almancil International Rotay Club, representado nesta cerimónia pelo seu presidente Franco Passoto, “propôs-nos e vai-nos fazer um jardim sensorial com 300m2 no nosso espaço exterior, penso que será o primeiro jardim sensorial do Algarve, e que vai embelezar ainda mais a obra de ampliação. Temos aqui mais pessoas que têm colaborado connosco, designadamente pessoas aqui o Vila Sol e a Julia Hammond. Quero realçar também o trabalho do nosso pessoal, que é muito bom e reconhecido lá fora. Portanto, quero renovar os meus agradecimentos ao executivo municipal, ao seu presidente Dr. Vítor Aleixo, que foi um homem incansável em todo este processo”.

Adelino Rocha sustentou ainda que “só me aguento aqui na associação como presidente porque tenho uma equipa extraordinária, tanto ao nível do staff como dos meus colegas de direção. Quero também deixar uma palavra especial de agradecimento e de reconhecimento ao Sr. Dinis que tem uma ligação de 25 anos a esta associação. É um homem que tem dado uma dedicação muito grande a esta associação, daí nós termos esta obrigação de lhe fazer este reconhecimento”.

O autarca louletano, Vítor Aleixo, sustentou que “esta associação benemérita trata de um assunto que atinge milhões de famílias em todo o mundo. A Câmara Municipal de Loulé, desde o primeiro momento, tem sido uma câmara com políticas sociais muito ativas. Nós concebemos o nosso trabalho gerindo o território, cuidando das pessoas que nele vivem, cuidando do seu bem-estar e que tenham as melhores condições possíveis. Nós viemos ao mundo para sermos felizes. Trabalhamos mas, sobretudo, temos que ser felizes. Temos que conviver em paz o mais possível, em harmonia uns com os outros e a política está no centro de tudo isso. Têm que existir políticas que promovam o bem-estar, a harmonia social, o carinho entre todos e esses são os valores maiores para que todos nós possamos passar por esta vida uma vez mas sermos sempre felizes e pessoas realizadas na sua plenitude”.

Os trabalhos desta empreitada estarão concluídos dentro de um ano e o investimento ascende a 320 mil euros.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira, Saúde

PlanetAlgarve