Ambiente

“Tsunami em Quarteira: o que fazer?” apresentado na ESLA pelo geólogo Óscar Ferreira

Ao início da tarde de hoje, dia 23 de outubro, decorreu no auditório da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres (ESLA) uma palestra que abordou a temática dos riscos costeiros em Quarteira (sismo, tsunami e avanço do mar) de uma forma simples e descomplicada.

A palestra foi ministrada pelo geólogo Óscar Ferreira, especialista em Dinâmica, Riscos e Gestão Costeira, docente na Universidade do Algarve. Óscar Ferreira começou por referir que esta palestra surge do Plano Especial para o Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve, abordando o fenómeno dos tsunamis a nível mundial, registados entre 1410 e 2011.

O Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis na Região do Algarve (PEERST-ALG) é um instrumento de suporte ao Sistema de Proteção Civil para a gestão operacional em caso de ocorrência de um evento sísmico e/ou a ocorrência de um tsunami na Região.

Passou depois para a região do Algarve e concentrou a sua apresentação em Quarteira. À resposta de um aluno, o geólogo respondeu que “esta escola é um dos locais seguros” em caso de tsunami, por se encontrar num ponto alto da cidade, sendo que o litoral e a parte antiga/histórica é de evitar pelo ao maior risco de derrocada devido às edificações serem muito antigas.

Referiu ainda que a cidade de Quarteira poderá ver atenuados os danos em caso de tsunami, uma vez que a massa de água tenderá a entrar pela Ribeira de Quarteira, pela Foz do Almargem e por Loulé Velho, ao contrário de Vilamoura, que tem um ponto nevrálgico para a entrada da massa de água, a marina, com risco muito elevado de submersão e danos materiais e humanos em todo o seu redor.

A iniciativa, que sobrelotou o auditório da escola, pequeno de mais para acolher todos os alunos que manifestaram interesse em assistir, contou com a presença do presidente da junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e de Marta Teixeira, do seu executivo.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Ambiente, Quarteira

PlanetAlgarve