O Largo do Cemitério de Quarteira foi palco na tarde de hoje, 2 de novembro, da Eucaristia do Dia de Finados.
O pároco de Quarteira, Padre Joaquim Campôa, agradeceu “à Junta de Freguesia de Quarteira pela preparação deste espaço, como faz todos os anos. Obrigado senhor presidente, mais uma vez, pela sua disponibilidade e pela sua presença junto de nós, bem como do seu executivo. Queria agradecer também a vossa presença por virdes aqui, simbolicamente, por todos aqueles que estão aqui no cemitério. Os vosso familiares, os vossos amigos e continuai a orar por todos eles. Continuai a orar também pelos nossos doentes, por aqueles que sofrem. Continuai a rezar pela Paz. Muita oração pela Paz e o Santo Padre até já nos pediu um dia de jejum e oração para ver se, realmente, o coração do home também se modifica para que não haja tantas mortes nos conflitos bélicos”.
A terminar, o padre Joaquim Campôa acendeu “uma vela que vai ficar na capela do cemitério para simbolizar a Luz de Cristo”.
A eucaristia contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, e dos seus colegas de executivo, Eduardo Amador e Marta Teixeira.
Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é uma data que a Igreja Católica dedica aos mortos e suas almas, no dia 2 de novembro de cada ano.
Celebrámos ontem, dia 1 de novembro, a Solenidade de todos os Santos e hoje a liturgia convida-nos a comemorar os fiéis defuntos. À contemplação de quantos já alcançaram a glória de Deus, a Igreja une a recordação dos nossos entes queridos, que nos precederam com o sinal da fé e dormem o sono da paz (cf. Cânone Romano).
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve





























Categorias:Quarteira




