Semana de Sensibilização para o RSV (Vírus Sincicial Respiratório)
- Iniciativa de sensibilização sobre o Vírus Sincicial Respiratório promove conhecimento a pais, educadores e à sociedade em geral para a prevenção da infeção na infância.
- Iniciativa decorre nas redes sociais através de conversas / lives com profissionais de saúde e mães bem conhecidas como Jessica Athayde, Dânia Neto e Kelly Bailey.
Começa esta semana a iniciativa “É uma bronquiolite, e agora?” que pretende dar a conhecer a pais e educadores de crianças pequenas o que é o Vírus Sincicial Respiratório (RSV). A iniciativa, promovida pela Sanofi, reúne médicos (pediatras e de medicina geral e familiar) e mães influenciadoras digitais em conversas de partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas.
Estas conversas ganham forma em três lives no instagram onde se irá falar sobre RSV, bronquiolites, quais os sintomas e cuidados a ter e o seu impacto nas crianças e nas famílias, no sentido de informar e sensibilizar pais e educadores.
A primeira live aconteceu ontem, dia 08 de novembro, pelas 21h30, na página de Instagram do pediatra Manuel Magalhães que conversou com Jessica Athayde. A influenciadora abordou a experiência do seu filho ter tido um episódio de bronquiolite.

Na segunda live, no dia 14 de novembro, às 21h30, a médica, de medicina geral e familiar, Margarida Santos, convida Dânia Neto, que foi mãe recentemente, para abordar os cuidados a ter com o bebé, quando já existe um irmão mais velho em casa. No dia 13 de dezembro, às 21h30, acontece a terceira e última conversa, moderada pelo pediatra Hugo Rodrigues, com Kelly Bailey, que foi mãe pela primeira vez em julho deste ano.
O RSV é um vírus que causa epidemias sazonais de infeções do trato respiratório inferior, incluindo bronquiolite e pneumonia em bebés. Além de comum, é altamente contagioso, atingindo 9 em cada 10 crianças até aos dois anos de idade1,2.
A bronquiolite é uma infeção respiratória aguda, que ocorre maioritariamente nos 2 primeiros anos de vida, com um pico de incidência no primeiro ano de idade. Dos casos de bronquiolite, cerca de 60% são causados pelo RSV3. O RSV é uma das principais causas de hospitalização nas crianças até aos 12 meses de idade, 4,5 sendo que a maioria ocorre em crianças saudáveis.
Mais informações sobre o RSV e o seu impacto podem ser consultadas na página JuntosContraoRSV.pt
Sobre a Sanofi
A Sanofi é uma empresa inovadora global de cuidados de saúde, movida por um propósito único: perseguimos o poder da ciência para melhorar a vida das pessoas. A nossa equipa, em cerca de 100 países, dedica-se a transformar a prática da medicina e a trabalhar para tornar o impossível em possível. Disponibilizamos opções de tratamento que potencialmente podem transformar vidas e vacinas que protegem para salvar a vida a milhões de pessoas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, colocamos a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro das nossas ambições.
A Sanofi está cotada no EURONEXT: SAN e NASDAQ: SNY
Media Relations
Luisa Silva | +351 91 100 17 10 | luisa.silva@sanofi.com
Alexandra Sobreira | +351 96 044 94 10 | alexandra.sobreira@float.pt
Referências
- Piedimonte G, Perez MK. Respiratory syncytial virus infection and bronchiolitis. Pediatr Rev. 2014;35:519-53
- Shi T, et al. Global, regional, and national disease burden estimates of acute lower respiratory infections due to respiratory syncytial virus in young children in 2015: a systematic review and modelling study. Lancet 2017;390:946–58
- Zhou H et al. Clin Infect Dis 2012; 54(10): 1427–1436.
- Glezen WP et al. Risk of primary infection and reinfection with respiratory syncytial virus. Am J Dis Child. 1986;140(6):543-546
- Collins et al. Host Factors in Human Respiratory Syncytial Virus Pathogenesis. Journal of Virology. 2008:2040–2055




