Entre 3 e 5 de novembro, Barão de São João (Lagos) acolheu a sexta edição deste festival de caminhadas e arte. Participaram 700 pessoas no evento, em três dias preenchidos com atividades pensadas para toda a família:caminhadas, passeios temáticos, percursos de BTT, workshops, atividades para crianças, sessões de bem-estar, culinária, poesia, um concerto e, claro, a instalação artística que anima as ruas da aldeia.


Muitos aproveitaram esta diversidade de oferta para se inscreverem em mais do que uma atividade: houve um total de 1450 inscrições nas 95 atividades programadas, sendo que mais de um terço destas acabaram por esgotar. Os 700 participantes distribuem-se por 23 nacionalidades distintas de quatro continentes – um sinal claro de que este é um festival aberto a todos, que promove o encontro multicultural e a diversidade.
Especial destaque para a presença de muitas famílias, que aderiram com entusiasmo às atividades pensadas para o convívio entre gerações: peddy-papers, caça ao tesouro, atividades de educação ambiental, impressão de t-shirts, entre outras.
Nesta edição a instalação artísticareuniu 13artistas locais, autores das 16 obras expostas em vários pontos. No primeiro dia decorreu o percurso inaugural da instalação, onde os artistas fizeram uma visita guiada em que puderam dar aos visitantes uma visão pessoal das suas criações. Este ano, a crise da habitação foi tema de várias obras, criando no festival um espaço de diálogo focado na atualidade.
No sábado, o palco do Centro Cultural acolheu o concerto de um filho da terra: Time for T (Tiago Saga a solo), um espetáculo intimista e descontraído, onde houve oportunidade para descobrir alguns temas do novo álbum.
O festival voltou a apostar na animação de espaços distintos, promovendo a descoberta da aldeia e da zona circundante. Muitas atividades decorreram no perímetro florestal de Barão de São João, permitindo o contacto com a natureza e a valorização deste local rico em biodiversidade. O Centro Cultural de Barão de São João foi ponto de encontro e convívio. Além de ali funcionar o secretariado do festival, o bar e a esplanada exterior foram um local de confraternização e relaxamento ao longo dos três dias. Houve ainda uma área onde artesãos e pequenos produtores locais puderam expor os seus produtos. Já no centro da aldeia, várias atividades decorreram no espaço cultural Barão ConVida.
O festival, que já faz parte da agenda dos amantes das caminhadas e das artes, regressa de 1 a 3 de novembro de 2024.
Sobre o evento:
O Barão de São João – Walk & Art Fest é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lagos e da Associação Almargem. Conta com o apoio do Centro Cultural de Barão de São João, da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João e do ICNF. Site oficial: www.walkartfest.pt
Categorias:Lagos




