A Associação Dinamika, através da escola de surf Vilamoura Surf Project (VSP), promoveu este domingo, 19 de novembro, o Troféu VSP que decorreu na Praia da Rocha Baixinha.
A prova foi aberta a atletas sub12, sub15, sub18 e masters, exclusivamente para os seus membros e a categoria de OPEN para toda a comunidade.
Em dia de boa ondulação, céu azul, boa temperatura e sol radiante juntaram-se todas condições para receber os 65 inscritos desta prova.
Houve atribuição de prémios para os 1º, 2º e 3º de cada categoria.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, do vereador da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Carmo e do presidente da Associação Dinamika, Fábio Fragoso.
Para Telmo Pinto, “estou nestas funções mas venho do Desporto e sei a importância que tem tanto o desporto como a atividade física. Sou duma geração que brincava na rua, perdeu-se isso mas defendo muito esses valores e quero realçar aqui o papel do Fábio e de todas as pessoas que fazem parte da associação. Quero realçar também o trabalho dos pais e dos familiares que têm essa particularidade de terem vindo atrás dos filhos e também fazem surf. É muito importante termos jovens criativos no Desporto e é preciso terem o apoio dos que estão deste lado. Portanto, valorizamos a Dinamika e as outras associações porque precisamos de jovens criativos para o futuro. São eles que podem reivindicar tudo aquilo que nós reivindicamos agora. Vocês são importantes neste projeto, bem como as associações e as pessoas que se envolvem para que os miúdos possam ter acesso a todas as atividades desportivas e, neste caso, é o surf. Portanto, valorizamos o papel dos pais e dos familiares que tiram tempo da sua vida para poderem acompanhar os jovens e poderem ter esta oportunidade de praticarem desporto. Não somos nós que fazemos o trabalho diretamente mas agradecemos muito o trabalho que vocês fazem com os homens e as mulheres de amanhã e nós cá estamos para apoiar”.
Por seu turno, Carlos Carmo deu “os parabéns à Dinamika. É muito bom chegar a estes dias e olhar não só para os atletas mas também constatar que temos uma envolvência com as famílias. Ver aqui os filhos do Grosso e da Xana e ver que também eles foram aliciados para estarem neste projeto demonstra bem aquilo que é a vossa associação, o vosso entrosamento e, de facto, o que vemos aqui é que vocês são uma família”. Por outro lado, “para além de todo o trabalho que vocês fazem no Desporto, que nós temos vindo a apoiar com um contrato-programa, quero aqui realçar o papel da Dinamika naquilo que é a responsabilidade social que esta associação tem. A Dinamika tem vários projetos e quero realçar aqui 2: o Surf Therapy, desenvolvida com miúdos com autismo, que tem sido um sucesso; o outro, que era uma vontade mútua, o Surf para Todos, que é pôr todas as crianças do 4.º ano das escolas da Freguesia de Quarteira a terem a oportunidade de terem o contacto com o desporto náutico, neste caso, o surf, de forma gratuita. Clubes como o vosso dão mais sentido ao trabalho de quem está nos nossos cargos. Temos os meios e a forma de apoiar mas temos que ser incentivados e isso é o que vocês têm feito. Muito obrigado pelo trabalho que têm feito, continuem que deste lado têm sempre alguém para vos apoiar, tanto na câmara como na junta de freguesia”.
Fábio Fragoso lembrou que “quando estávamos no antigo quartel dos bombeiros, desenvolvíamos estas atividades com associações pontualmente e decidimos que isso teria de ser feito com regularidade, muito graças ao impulso da Catarina Guedes, que é uma amante desta área, que nunca desistiu, foi sempre à luta para conseguir apoios para que isso fosse possível”.
Os escalões Sub 10, Sub 15, Sub 18 e Masters contaram com 24 inscritos, OPEN 32 atletas e MASTERS +40anos 9 aletas.
O evento decorreu das 9h até às 16h e teve o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Loulé, Thai Beach Club, Ferox, Hotel Dom José, Patacas Bar e do Clube Internacional da Marina de Vilamoura.
Este evento teve um valor simbólico de inscrição que reverteu na totalidade para o projeto SURF PARA TODOS – SURF 4 ALL da Associação Dinamika. Este projeto permite que várias instituições de apoio a população com deficiência ou doença mental tenham acesso a aulas de surf totalmente gratuitas durante todo o ano. Graças às parcerias já existentes os troféus entregues neste evento foram realizados pelos utentes das instituições:
- 1º Lugar – ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve
- 2º Lugar – ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão
- 3º Lugar – Fundação António Aleixo – Quarteira
Resultados da prova:
Sub 10
- 1º Lugar – Diogo João
- 2º Lugar – Manuel Grosso
- 3º Lugar – Camila Ponte
Sub 15
- 1º Lugar – Filipe Seruca
- 2º Lugar – André Pedro
- 3º Lugar – Nicole Pinto
Sub 18
- 1º Lugar – Ricardo Eusébio
- 2º Lugar – Francisco Grosso
- 3º Lugar – Alex Cunha
Masters VSP
- 1º Lugar – Hugo Martins
- 2º Lugar – Alexandra Jesus
- 3º Lugar – Mónica Madeira
Masters + 40
- 1º Lugar – Filipe Aguiar
- 2º Lugar – Gil Rita
- 3º Lugar – Nuno Pardal
Open
- 1º Lugar – Henrique Gomes
- 2º Lugar – Paulo Almeida
- 3º Lugar – Moreno Almeida
Agradecer a todos os participantes, voluntários, apoios institucionais e autárquicos pela colaboração para promover mais uma prova de sucesso e para o ano voltamos ainda com mais ondas.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve












