Loulé

1º Aniversário Famílias Aleixo – Fundação António Aleixo comemorado no Café Calcinha, em Loulé

A Fundação António Aleixo comemorou ontem, 22 de novembro, o 1º Aniversario das Famílias Aleixo (acolhimento familiar no Algarve). A comemoração teve lugar no Café Calcinha, em Loulé.

A iniciativa contou com a presença da vereadora da CM Loulé, Ana Machado e do presidente da Assembleia Municipal de Loulé, Carlos Silva Gomes, bem como diversos dirigentes da FAA, designadamente Maria Helena Silva Gomes, Telmo Pinto e José Galamba, entre outros.

Marilita Santos e Catarina Almeida apresentaram a resposta social de acolhimento familiar no Algarve (entidades responsáveis Fundação António “Famílias Aleixo” e AIPAR – Associação de Proteção à Rapariga e à Família em Faro), bem como os dados sobre este 1º ano da resposta social das Famílias Aleixo interveniente nos concelho de Loulé, São Brás de Alportel, Olhão, Albufeira, Lagos, Monchique, Vila do Bispo e Aljezur, sendo os restantes concelhos do Algarve geridos pela AIPAR.

Tem como principal missão a promoção dos direitos e garantias das crianças, consagrado pela convenção sobre os direitos da criança. “Uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos”.

A referida resposta social surge com a aprovação do decreto lei 139/2019, de 16 setembro e teve início em novembro de 2022, cujo objetivo é promover o acolhimento familiar, no distrito de Faro, de crianças dos 0 aos 6 anos.

A fase inicial da vida é extraordinariamente relevante para a arquitetura do cérebro em maturação, tendo impactos na saúde e no desenvolvimento físico e cognitivo, segurança emocional e apego, identidade cultural e pessoal e desenvolvimento de competência da criança.

“É na família que as crianças se transformam em pessoas com uma vida mental organizada, que aprendem a amar, porque têm a experiência de terem sido, um dia, sonhadas e amadas”.

Os efeitos nefastos da carência ou privação, total ou parcial, dos cuidados maternos, resultantes da interação insuficiente entre a criança e o sujeito, pela ausência de uma figura cuidadora ou pela descontinuidade e insegurança nas relações estabelecida, poderão ser minimizadas quando é oferecida à criança uma figura de vinculação de substituição. Na ausência da figura materna, ela pode estabelecer uma relação estável e reasseguradora, minimizando a experiência de privação e os danos daí decorrentes com figuras parentais de substituição.

Perante esta realidade, o projeto está empenhado em trabalhar para que TODAS AS NOSSAS CRIANÇAS tenham direito a crescer numa família.

A conhecida contadora de histórias Daniela Pinheiro leu a história do Lobo Solitário, a propósito deste projeto.

Foi ainda dado conta do apoio que o Ombria dá ao projeto de Acolhimento Familiar no Algarve da Fundação António Aleixo/AIPAR e ao ALUT.

Neste contexto, recordamos que, no âmbito da 6ª edição do ALUT, o Ombria, empreendimento turístico–residencial sustentável, patrocinador da ATR – Associação Algarve Trail Running, apoia a campanha de angariação de fundos promovida pela Fundação António Aleixo, a Associação de Proteção à Rapariga e à Família (AIPAR) e a ATR. Uma iniciativa que decorre entre os dias 30 de novembro e 31 de dezembro.

Em Portugal, existem 6369 crianças acolhidas e destas apenas 3,5% estão inseridas em famílias de acolhimento. No que diz respeito à realidade da região do Algarve, das 308 crianças em acolhimento residencial, apenas 4 encontram-se em famílias de acolhimento.

A campanha de angariação de fundos pretende ajudar a Fundação António Aleixo e a AIPAR na divulgação da resposta social Acolhimento Familiar no Algarve, cujo objetivo é promover o acolhimento familiar, no distrito de Faro, de crianças dos 0 aos 18 anos.

No âmbito da prova ALUT, que decorre entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, o atleta farense, Filipe Conceição, apadrinha a campanha de angariação de fundos no site GoFundMe: https://gofund.me/4551ba99. O valor angariado permitirá à Fundação Aleixo e à AIPAR publicitar a resposta social do Acolhimento Familiar.

Categorias:Loulé, Quarteira

PlanetAlgarve