Quarteira

QUARTEIRA | AHDPA homenageia Isidro Dinis

Isidro Dinis, tesoureiro da AHDPA – Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer, sedeada em Vila Sol, Quarteira, foi alvo de uma homenagem por parte dos órgãos sociais da associação.

A homenagem antecedeu a Assembleia Geral da AHDPA que teve lugar na tarde deste sábado, 25 de novembro.

O presidente da AHDPA, Adelino Rocha, justificou esta homenagem: “O Sr. Dinis não é fundador da AHDPA porque não calhou porque ficou logo ligado à associação logo que ela foi formada. O importante agora é nós referirmos que o Sr. Dinis tem aguentado esta associação desde sempre. Em períodos melhores e outros menos bons. A verdade é que ele está connosco. Quando me convida para vir para a associação, o Sr. Dinis confiou em mim e aqui estamos nós. O Sr. Dinis tem tido alguns problemas de saúde, muito embora, que fique registado, é um lutador. O Sr. Dinis já ganhou alguns desafios. Temos um amigo comum que, tal como o Sr. Dinis, teima em se manter cá, o nosso amigo João Soares (Dom José Beach Hotel), que também este muito mal mas já recuperou. Assim é que é. Não nos podemos deixar ir abaixo. A verdade é que, por aquilo que representa para esta associação, entendo que é da mais elementar justiça que seja feita esta pequena e singela homenagem que estamos a fazer ao Sr. Dinis. Porque as palavras o vento leva-as, decidimos por uma coisa que ficasse perdurado para sempre, pelo que mandámos fazer esta pequena lembrança para o senhor se recordare para o futuro dos seus descendentes saberem aquilo que o senhor fez por esta associação. é um gesto muito simples mas representativo da consideração, apreço e amor que temos por si. Toda a equipa partilha este sentimento porque, na verdade, o senhor foi sempre uma peça fundamental desta associação e, por isso, peço uma salva de palmas para o Sr. Dinis”.

A lembrança foi entregue pelo presidente da Assembleia Geral da AHDPA, Ribeiro de Mello.

Isidro Dinis sustentou: “Nós (ele e Adelino Rocha) conhecemo-nos há muitos anos, ainda estava ligado ao CIMAV (Clube Internacional de Vela de Vilamoura) e naquela altura nós tínhamos uma secção de taças (Ourivesaria Dinis) e foi aí que nos conhecemos. Depois, foi nos Jogos sem Fronteiras (onde Adelino Rocha teve um papel na organização), para os quais nós também fizemos as taças e as medalhas. Nessa altura, o Adelino ainda era um rapaz, tinha uma loja em Vilamoura, já lá vão mais de 40 anos. Portanto, temos uma amizade de longa data que me tem permitido confiar nele para vários projetos, incluindo as Marchas Populares de Quarteira, onde Adelino Rocha também foi presidente da direção. Um dos momentos mais baixos da nossa associação foi quando a sede era na Rua da Infância, deixaram-me lá sozinho e eu estava mesmo muito desiludido. É difícil porque estas associações requerem mais trabalho e dedicação e eu tinha a minha vida. Então, lembrei-me do Sr. Adelino, que só ele me poderia ajudar. Assim fizemos e tivemos a sorte de encontrar estas instalações que nos encheu de vontade de trabalhar e hoje sentimos um bocado orgulho com o resultado que temos à vista. Ainda bem porque esta foi sempre uma boa direção, uma excelente direção, diria melhor. Tenho estado em várias associações onde ficam sempre 2 ou 3 carolas mas aqui não. Temos estado acompanhados, desde o início, sempre com as mesmas pessoas, todas se envolvem e isso é o que eu mais admiro nesta associação e, por isso, hoje sinto uma grande satisfação e orgulho, sentimentos que gostava de partilhar convosco. Por outro lado, também a minha gratidão por esta singela lembrança que tiveram, oxalá que ainda cá estejamos uns tempinhos e obrigado a todos”.

Sandra Pereira, vogal da direção da AHDPA, acompanhou, via Zoom, a homenagem a partir da Alemanha e agradeceu a Isidro Dinis “do fundo do meu coração por me ter deixado fazer parte desta direção. Estou muito triste por não poder estar aí para lhe dar um abraço de coração. Gosto muito, muito, muito de si e espero estar consigo muito em breve”.

A homenagem terminou com um brinde à saúde de Isidro Dinis, que recebeu abraços de todos os presentes.

Seguiu-se um miminho generosamente oferecido por Paula Correia, Filomena Malvar Cruces e Maria do Pilar Santos.

Recordamos que a AHDPA é responsável pelo Centro de Dia no empreendimento turístico de Vila Sol.

Sobre o Centro de Dia da AHDPA

O Centro de Dia da AHDPA, em Vila Sol, Quarteira, tem acordo com a Segurança Social. Apresenta um ambiente familiar e acolhedor e disponibiliza serviços de apoio de transporte, alimentação e cuidados de higiene, bem como Apoio Psicológico, Terapia da Fala e Cuidados de Beleza.

Proporciona ainda aos seus utentes as mais variadas atividades de animação sociocultural e lúdico-recreativas, designadamente: Fisioterapia em grupo; Terapia Ocupacional em grupo; Ioga Sénior; Musicoterapia e Dançaterapia; Sessões de Estimulação Cognitiva e Sensorial, individual e em grupo; Baú de Histórias (onde são contadas histórias, contos, provérbios) e ainda várias atividades diárias através de plataformas interativas com recurso ao programa SiosLife.

Siga o Centro de Dia da AHDPA no Facebook e acompanhe o surpreendente trabalho que aqui se desenvolve com os utentes, graças a um staff fantástico e à generosidade de alguns beneméritos.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira, Saúde

PlanetAlgarve