Um grupo de voluntários abdica do conforto das suas casas para ir paras as Ruas de Quarteira celebrar o Natal junto dos que mais precisam, naquela que é a única consoada ao ar livre no país, o tradicional Natal das Ruas que tem lugar na noite de 24 de dezembro.
Esta iniciativa vai este ano para a sua 9.ª edição e é uma ação espontânea não organizada e sem qualquer tipo de donativo financeiro, seja ele particular ou governamental.
Em termos de animação, completamente voluntária por parte dos intervenientes, estão já confirmadas as atuações, de Miguel Silva (palhaço), Beto Kalulu Trio, Paco Dias, a jovem Susana Neves, o saxofonista mais famoso do Algarve, o incontornável Martin Teutscher, Tuka Moura, Ricky Barradas e Ao Luar Teatro com Célia e Rui Penas.
Esta ceia de Natal realiza-se no Largo do Centro Autárquico de Quarteira e, segundo o seu mentor, Miguel Baptista, “limitamo-nos aos bens alimentares que se fazem chegar por pessoas que nos querem apoiar. Estes bens são essenciais para confecionar a Ceia para todos os participantes. Pouco mais poderemos fazer”, pelo que “este é o nosso apelo. Precisamos muito da ajuda de todos, podendo contribuir com produtos alimentares, designadamente, bacalhau, enchidos, azeite, batatas, pão, ovos, sopa, couves, sobremesas, doçaria, sumos, águas, vinho e café. Quem assim entender, pode confecionar à sua escolha um prato e entregar-nos. Agradecemos também comida vegetariana”.
Miguel Baptista adianta ainda que “estamos a pedir que nos façam chegar roupas de adulto e criança, cobertores, brinquedos e calçado. Especialmente roupas quentes”, agradecendo “o apoio de 5 empresários locais nas despesas de material e alimentos em falta, bem como o apoio logístico da Junta de Freguesia de Quarteira e o apoio incondicional do seu presidente, Telmo Pinto”.
A finalizar, “esta é uma noite destinada a todos, especialmente a quem esteja só. Queremos ser a vossa família nesta noite e partilhar este momento em harmonia e felicidade. Agradecemos a todos que sintam que podem fazer parte deste projeto como voluntários, são bem vindos e fazem toda a diferença, sem vocês e sem a vossa ajuda é mais complicado”.
Pode encontrar todas as informações e a melhor forma de colaborar na página oficial da iniciativa: (9) NATAL DAS RUAS (solidariedade) | Facebook.
Por: Jorge Matos Dias/ PlanetAlgarve












