Quarteira

QUARTEIRA | 9.º Natal das Ruas foi o melhor e maior de sempre

Um grupo de voluntários abdicou do conforto das suas casas para ir para as Ruas de Quarteira celebrar o Natal junto dos que mais precisam, naquela que é a única consoada ao ar livre no país, o tradicional Natal das Ruas que teve lugar na noite de ontem, 24 de dezembro.

Esta iniciativa foi este ano a sua 9.ª edição, a maior e melhor de sempre, uma ação espontânea não organizada e sem qualquer tipo de donativo financeiro, seja ele particular ou governamental.

Em termos de animação, completamente voluntária por parte dos intervenientes, os participantes vibraram com as atuações de Miguel Silva (palhaço e lança fogo), Beto Kalulu TrioPaco Dias, Susana Neves, Tuka MouraRicky Barradas e ainda a participação do Pai Natal e da Mãe Natal pelo Ao Luar Teatro com Célia e Rui Penas.

Esta 9.ª ceia de Natal realizou-se junto ao Centro Autárquico de Quarteira, num grande ambiente natalício proporcionado pela Junta de Freguesia de Quarteira.

O seu grande mentor, Miguel Baptista, disse que “está aqui a família que eu nunca tive, a maior família, obrigado a todos. Temos aqui o Chef Henrique que nos acompanha há 9 anos. Uma salva de palmas para ele e para estas senhoras que estão aqui a tratar de tudo para que esta ceia seja a melhor possível”.

Miguel Baptista chamou ao palco “um homem muito especial, o Augusto, um sem-abrigo como muitos outros que aqui estão mas ninguém sabe as histórias que estão por trás destas vidas porque cada caso é um caso. Augusto, não és drogado, não és bêbedo, és um homem super inteligente, com uma escrita fantástica e está há quatro meses a dormir na rua porque… ele vai contar”.

Augusto confidenciou que “neste momento encontro-me a dormir na rua, não por necessidade mas por opção porque deu-me ao trabalho de conhecer a vida que as pessoas que vivem na rua levam e nunca imaginei encontrar tanta falta de união para com essas mesmas pessoas como encontrei aqui em Quarteira. Não porque não haja instituições que as apoiam, que lhes dão alimentação mas porque muitas das vezes as pessoas têm vergonha e não se sentem bem com elas próprias ao dirigir-se para A, B, C ou D e eu fiz uma opção de vida: Aproximar-me dessas pessoas para tentar ver o que elas passam, ver a vida que elas levam e qual a melhor maneira de tentar ajudá-las. Já consegui tentar ajudar alguém e estou a tentar conseguir, nos próximos dias ou meses, ajudar mais alguém porque é esse o meu objetivo e depois sim, sair da rua porque eu não desejo isto a ninguém. É uma vida um bocado complicada mas foi uma opção de vida que fiz. Um Santo Natal para todos e que o dia de amanhã seja melhor”.

Miguel Baptista chamou ainda ao palco outros sem-abrigo que partilharam a sua história.

Passando aos agradecimentos finais, Miguel Baptista agradeceu “a este grande home, o Jorge Matos Dias (PlanetAlgarve), que me acompanha há 9 anos. Tem sido a nossa sombra e o nosso sol. Tem sido incansável. Há aqui outro amigo muito especial e vou chamá-lo aqui ao palco, uma pessoa que tem sido muito importante para mim, tem-me ajudado bastante, o Telmo Pinto, presidente da Junta, que há 9 anos que me atura. Tem sido um dos maiores colaboradores e tem estado sempre disponível para nos apoiar”.

Telmo Pinto desejou “boas festas a todos. Isto só acontece porque há pessoas como o Miguel. Há 9 anos que não desiste, passa por cima de todos os obstáculos, e são muitos, para estarmos todos aqui. Portanto, ele é que é o responsável, ele é que merece todos os aplausos”.

A finalizar, Miguel Baptista agradeceu ainda ““o apoio de 5 empresários locais nas despesas de material e alimentos em falta”.

Por: Jorge Matos Dias/ PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira

PlanetAlgarve