O Auditório do Centro Autárquico recebeu na tarde de ontem, 12 de janeiro, a sessão informativa “Pés para que vos quero”, dinamizada pelas enfermeiras Sara Zorrinha e Ângela Pais, da USF Quarteira.
Perante uma plateia interessada e atenta, as enfermeiras assinalaram as diversas patologias que podem afetar os pés e apresentaram formas de prevenção e tratamento.
- As patologias mais comuns nos pés são:
- Joanetes: deformação óssea que acontece na base do dedão do pé.
- Espasmos e cãibra.
- Esporão.
- Fascite.
- Pé de atleta.
A estas juntam-se ainda outras implicações, tais como: gota, infecções fúngicas dos pés e unhas, dores nos pés (por exemplo, entorse e bolhas), Unha encravada e paroníquia, verrugas plantares, calos e calosidades, entre outras.
Na área da saúde, a Podologia dedica-se à investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as alterações que se manifestam no pé. Estas alterações podem ser: dérmicas, estruturais, funcionais ou morfológicas.
As principais doenças do pé ou doenças com repercussão ao nível do pé e membros inferiores possuem um grande impacto na saúde das pessoas, sendo, por isso, muito importante estar atento aos sinais e sintomas inerentes a este tipo de patologias.
As enfermeiras Sara e Ângela chamaram ainda a atenção para o calçado apropriado, palmilhas feitas à medida e produtos de gel para correção de situações anómalas.
Uma iniciativa inserida no projeto Quarteira Longevidade com Qualidade.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve












