Internacional

Guerra da Ucrânia chega a Quarteira

A ORANTA – Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal, promoveu este Domingo, em Lagos, Quarteira e Faro, uma ação de recolha de bens.

Em Quarteira, a recolha de bens e donativos teve lugar na Praça do Mar, com 3 viaturas para apoio Humanitário às vítimas da guerra que seguem hoje, 23 de janeiro, para a Ucrânia.

E porque a necessidade aguça o engenho, em declarações ao PlanetAlgarve, um elemento da ORANTA (sediada em Loulé) disse que, com material adquirido numa sucata, conseguiram construir um carro para transporte de macas em locais de difícil acesso.

Por outro lado, explicou ainda que a ORANTA tem procurado levar bens para a Ucrânia para as populações enfrentarem as temperaturas negativas sem energia, socorrendo-se de soluções económicas, como a produção artesanal de velas (nestas viaturas seguem mais de mil). Outra solução económica e engenhosa consiste nas pequenas rodelas de algodão de maquilhagem embebidas em parafina, dando para aquecer as mãos durante alguns minutos (ver estes exemplos na galeria de imagens.

Este elemento da ORANTA disse-nos ainda que uma das viaturas, uma antiga ambulância, foi doada pelos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes, tendo a ORANTA procedido à sua revisão para apoio apropriado aos feridos de guerra.

Outro dos veículos, o todo-o-terreno que se vê nas imagens, sofreu uma intervenção de blindagem igualmente por parte da ORANTA para poder atuar no cenário de guerra.

Ésta foi mais uma ação de apoio humanitário à Ucrânia, que a ORANTA realizou, tendo já enviado outras 11 viaturas, todas para apoio humanitário de socorro a feridos de guerra, entre os quais um Gerador Eléctrico para o Hospital de Ivano-Frankvsk, que manteve este Hospital a funcionar, após falta de energia eléctrica, em virtude de um ataque russo.

Categorias:Internacional, Quarteira

PlanetAlgarve