O Edifício Sociocultural de Quarteira acolheu na manhã deste sábado, 24 de fevereiro, a terceira e última sessão de Mandalas Além do Movimento, pelos monitores da Academia do Saber – Quarteira, Bianco Promo Scaravaggi e Salila Rade.
As mandalas foram concluídas pel@s formand@s e expostas com vista para o mar, tendo-se seguido um momento de descontração Além do Movimento.
A Mandala é uma ferramenta que ajuda a desenvolver a criatividade, promove a autoconfiança, acalma a sensação de stresse e clareia a mente.
A mandala é, originalmente, um círculo que contém no seu interior desenhos de formas geométricas, figuras humanas e cores variadas.
São encontradas em religiões como o budismo e o hinduísmo, bem como na cultura de tribos indígenas norte-americanas como os Sioux.
Significado da Mandala
A palavra mandala significa círculo em sânscrito e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa e é comum encontrá-la nos templos dessa religião.
Benefícios da Mandala
Os benefícios de fazer e pintar uma mandala são muitos. Aquele que a confeciona fica concentrado numa tarefa específica e assim pode canalizar a sua atenção.
Dessa forma, entra num estado de concentração comparável ao transe místico. É o mesmo tipo de foco que acontece com os atletas e músicos quando estão empenhados nas suas funções.
Além disso, o autor exercita a sua criatividade e o seu poder de decisão ao lidar com a escolha de cores e padrões geométricos distintos.
Desta maneira, a mandala tem vindo a ser utilizada para tratamentos em patologias como déficit de atenção, depressão, stresse e como terapia ocupacional.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve






















Categorias:Quarteira




