Nacional

ESCOLAS | Campanha «A minha Liberdade é de todos» transforma o lápis azul num veículo de liberdade

A Campanha «A minha Liberdade é de todos», um projeto da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a plataforma independente de jornalismo, cultura e educação Gerador, permite, a partir de hoje, transformar o lápis azul usado pela censura num símbolo da liberdade de expressão. O resultado integrará um mural digital que será tornado público em abril.

A iniciativa vai ser dinamizada em mais de 200 escolas do 2.º Ciclo ao Ensino Secundário por todo o país durante o mês de março, e tem participação aberta a todos, através do site https://gerador.eu/aminhaliberdadeedetodos-50anos25abril, onde o desenho pode ser realizado por computador, tablet ou telemóvel. É ainda possível aderir à Campanha através das redes sociais, seguindo as indicações descritas no site e usando o hashtag #aminhaliberdadeedetodos.

“Este projeto pretende contribuir para um maior conhecimento sobre a ditadura em Portugal, nomeadamente sobre a censura e os seus impactos, chamando a atenção para uma das mais relevantes conquistas de Abril: a liberdade. Esperamos também que a Campanha desperte a curiosidade dos mais jovens sobre esse período da nossa história recente e os motive a convidar outras gerações a participarem na iniciativa. O trabalho pela preservação da memória e pela construção dos próximos 50 anos de democracia precisa de todos”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva.

Uma edição especial do lápis azul

Para este projeto foi produzida uma edição especial do histórico modelo de lápis da Viarco “Olímpico 291”, azul, com o qual, durante a ditadura do Estado Novo, os censores assinalavam os conteúdos – palavras, frases, trechos, textos ou obras completas – cuja publicação seria proibida. O lápis azul, um símbolo da opressão, é neste projeto transformado num símbolo de liberdade. 

Os mais jovens serão convidados a utilizar esta edição especial do lápis azul para transpor para o papel, num quadrado do tamanho de um azulejo tradicional português, a sua interpretação da liberdade.

As várias contribuições irão compor o Mural da Liberdade, um mural digital colaborativo que será revelado em abril no site do projeto.

Esta iniciativa tem como parceiros o Plano Nacional das Artes, a Viarco e a Associação Cultural Ephemera.

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026   

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.   

O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

Categorias:Nacional

PlanetAlgarve