Loulé

Conheça melhor o apoio social da Liga dos Combatentes Núcleo de Loulé

O Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes participou na Feira Social – Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento que decorreu na Cerca do Convento do Espírito Santo, em Loulé, no dia 4 de maio.

Com o objetivo de mostrar a dinâmica associativa, divulgar a oferta social e promover o trabalho social deste Município, o evento contou com a participação de 36 associações e esta peça tem por objetivo divulgar o trabalho desta coletividade.

O Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes foi fundado a 11 de maio de 2016 e tem como presidente Manuel Costeira.

A Liga dos Combatentes, inicialmente designada por Liga dos Combatentes da Grande Guerra, criada em 1921, fundada em 1923 e oficializada pela Portaria n.º 3888 de 29 de janeiro de 1924, mantém-se, de acordo com o disposto na alínea b) do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 47/93, de 26 de fevereiro, sujeita à tutela do Ministro da Defesa Nacional, rege-se atualmente por um estatuto aprovado pela Portaria n.º 119/99, de 10 de fevereiro e respetivas alterações aprovadas pela Portaria n.º 443/2023, de 19 de dezembro.

Hoje, a Liga dos Combatente é uma instituição Centenária de ideal patriótico e de carácter social, sem fins lucrativos, declarada Instituição de Utilidade Pública (Decreto n.º 29.991, de 21 de outubro de 1939) e com os benefícios equiparados a Instituição Particular de Solidariedade Social (Despacho de 16 de setembro de 2005, do Secretário de Estado da Segurança Social).

Visão
Afirmar uma Liga dos Combatentes útil, moderna, solidária e credível, reconhecida como a maior e mais representativa organização focada no apoio e ao serviço dos Combatentes em Portugal.
Valores
Credibilidade, Dignidade, Honra, Patriotismo e Solidariedade.

Objetivos (art. 2.º do Estatuto da Liga dos Combatentes)

  1. Promover a exaltação do amor à Pátria e a divulgação, em especial entre os jovens, do significado dos símbolos nacionais, bem como a defesa intransigente dos valores morais e históricos de Portugal;
  2. Promover o prestígio de Portugal, designadamente através de ações de intercâmbio com associações congéneres estrangeiras;
  3. Promover a proteção e auxílio mútuo e a defesa dos legítimos interesses espirituais, morais e materiais dos sócios;
  4. Cooperar com os órgãos de soberania e da Administração Pública com vista à realização dos seus objetivos, nomeadamente no que respeita à adoção de medidas de assistência a situações de carência económica dos associados e de recompensa daqueles a quem a Pátria deva distinguir por atos ou feitos relevantes praticados ao seu serviço;
  5. Criar, manter e desenvolver departamentos ou estabelecimentos de ensino, cultura, trabalho e solidariedade social em benefício geral do País e direto dos seus associados.
    À Liga dos Combatentes está vedado o exercício ou participação em atividades de caráter político, partidário, sindical ou ideológico.

Cuidados de Saúde e Apoio Social
No âmbito dos Cuidados de Saúde e Apoio Social, a Liga dos Combatentes procura materializar a missão institucional de solidariedade e apoio mútuo. Para tal, em 2008, foi criado o Centro de Estudos e Apoio Médico, Psicológico e Social (CEAMPS) enquanto órgão de apoio e aconselhamento da Direção Central da Liga dos Combatentes, desenvolvendo as suas ações através do Centro de Estudos e Projetos de Investigação (CEPI), do Centro de Apoio à Inclusão Social (CAIS) e dos Centros de Apoio Médico, Psicológico e Social (CAMPS).
Os CAMPS são as estruturas efetivas de Apoio Médico, Psicológico e Social aos Combatentes e suas famílias, constituídos por equipas multidisciplinares na área da medicina geral, psiquiatria, psicologia clínica e da saúde, assistência social, reabilitação, ortopedia e enfermagem, abrangendo todas as zonas do país em articulação de proximidade com os Núcleos da Liga dos Combatentes que funcionam como postos de triagem e encaminhamento.
Atestando a qualidade dos Cuidados de Saúde e Apoio Social prestados pelas estruturas da Liga dos Combatentes, os CAMPS 2 – Loulé, CAMPS 3 – Porto, CAMPS 4 – Coimbra e CAMPS 9 – Reguengos de Monsaraz já obtiveram a devida certificação pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), ao abrigo do Decreto-lei n.º 126/2014, de 22 de agosto.

Os cuidados de saúde e apoio social providenciados pelo CAMPS 2 – Loulé, criado em 2008, abrange as áreas geográficas em que se localizam os Núcleos da Liga dos Combatentes de Aljezur, Vila Real de Santo António, Faro, Lagoa/Portimão, Lagos, Loulé, Olhão e Tavira.
As valências disponibilizadas aos Combatentes e às suas Famílias englobam a prestação de consultas de Medicina Geral e Familiar, Psiquiatria, Psicologia e Apoio Social. A equipa do CAMPS 2 – Loulé é composta por técnicos qualificados nas áreas da psicologia clínica e da saúde, apoio social, medicina geral e familiar e psiquiatria.
O CAMPS 2 – Loulé é certificado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) desde junho de 2022.

Pagina No Facebook:
https://www.facebook.com/LigaDosCombatentesNucleoDeLoule?locale=pt_PT

Site:

https://www.ligacombatentes.org/

Categorias:Loulé

PlanetAlgarve