Ambiente

Recolha e reciclagem de rolhas de cortiça nos Hotéis: AHP celebra Protocolo com a QUERCUS

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

1 tonelada de rolhas = 4 mil árvores

Alexandra Azevedo, Quercus; e Cristina Siza Vieira, AHP

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) assinou um protocolo de colaboração com a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que marca a adesão da Hotelaria, através do Programa HOSPES – programa de desenvolvimento sustentável da AHP, ao projeto GREEN CORK.

Ambas as Associações sublinham por esta via o papel fundamental do associativismo na implementação de compromissos globais para o Desenvolvimento Sustentável, dando corpo ao ODS 17.

Esta iniciativa tem como objetivo recolher rolhas de cortiça para reciclagem nos Hotéis e transformá-las em novos produtos, dando-lhes uma segunda vida. O valor é posteriormente investido na nossa floresta através da plantação de árvores, por intermédio da iniciativa Floresta Comum.

Para Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, a adesão a esta iniciativa no Dia Mundial do Ambiente “não só tem um valor simbólico, como é mais um passo significativo que a Hotelaria dá para a promoção da economia circular e sustentabilidade ambiental no setor. Esta parceria com a Quercus, e que conta de há muito com a colaboração empenhada da Corticeira Amorim, irá permitir aos Hotéis dar uma contribuição direta para a reflorestação do nosso país com espécies autóctones, essenciais para a preservação da biodiversidade.”

“Ao envolvermos os nossos Hotéis associados, seus hóspedes e trabalhadores nesta iniciativa, estamos não só a sensibilizar a sociedade para a importância da reciclagem e da conservação, como a dar mais uma prova do nosso compromisso ambiental, social e económico, e ainda a contribuir para o nosso património natural e paisagístico. Estou certa de que poderemos vir a contar com todos os Hotéis neste projeto”, conclui a responsável.

Alexandra Azevedo, presidente da QUERCUS, refere “As parcerias são extremamente importantes para o desenvolvimento do projeto Green Cork que já conseguiu recolher e reciclar mais de 117 milhões de rolhas de cortiça usadas e as converteu em mais de 1,55 milhões de árvores autóctones plantadas”.

“Com esta parceria o setor do turismo participa de forma ativa no aumento das taxas de reciclagem das rolhas de cortiça, e através da sua valorização pela Corticeira Amorim dando-lhes uma nova vida em produtos de valor acrescentado, sendo as receitas obtidas aplicadas na recuperação da nossa floresta autóctone.

A cortiça é um material extraordinário, conhecido pelas suas propriedades únicas de isolamento térmico, leveza e resistência. É uma matéria-prima completamente natural, reciclável e reutilizável, o que a torna ideal para práticas de economia circular. A extração da cortiça, feita sem danificar as árvores, contribui significativamente para a preservação da floresta e da biodiversidade. O montado de sobro, de onde provém a cortiça, desempenha um papel importante na promoção de diversos serviços dos ecossistemas, nomeadamente na regulação global do clima, na prevenção de incêndios, na regulação hidrológica e na proteção do solo.

O Protocolo agora assinado irá permitir alargar o sistema de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem no canal HORECA. Agora, por cada tonelada de rolhas recolhidas na Hotelaria, a Quercus compromete-se a plantar 4 mil árvores.

A empresa Biogenoa, parceira da AHP, também participa nesta nova iniciativa do Programa HOSPES, sendo responsável pela recolha das rolhas nas unidades hoteleiras.

Categorias:Ambiente

PlanetAlgarve