
No âmbito da candidatura da Mákina de Cena ao apoio Bienal da DGArtes para 2025/26, diversas associações quarteirenses estão a estabelecer parcerias com o projeto “Capitães da Areia”, um projeto de mediação e intervenção artística na comunidade de Quarteira, a ser produzido pela Mákina de Cena – Associação Cultural, em 2025 e 2026.
Capitães da Areia
O projeto surge na sequência da presença da Mákina de Cena no Agrupamento de Escolas Laura Ayres. Enquanto estrutura artística residente 23/24, durante este ano letivo, a Mákina de Cena observou uma complexa mistura entre a ingenuidade de ser criança e uma dureza que já associamos à vida dos adultos. Inspirando-os numa das maiores obras de Jorge Amado, surge a ideia de construir, através de arte, uma ligação consistente com as diferentes comunidades.
Capitães da Areia pretende ser um projeto continuado, com uma duração mínima de dois anos, que englobe os jovens que conhecemos, mas também as suas famílias e qualquer outro integrante da comunidade de Quarteira. Será um projeto dividido em fases distintas, mas onde as artes performativas estarão sempre presentes – as áreas do teatro, dança, música e cinema serão as ferramentas de ação.
Numa primeira fase, oficinas em cenografia, figurinos, cinema de animação, slam poetry, fotografia, espetáculos de teatro e concertos mensais, serão a intervenção direta do projeto com a comunidade quarteirense.
Numa fase final, o projeto culminará na criação e apresentação de um espectáculo multidisciplinar, aberto à participação de qualquer cidadão ou associação interessada.
Categorias:Quarteira




