O Mercado de Verão de Quarteira viveu ontem à tarde e à noite um momento único de expressão cultural com a grande festa do Arraiá Brasileiro. Arraiá, do Português arraial, é quando a Festa Junina se realiza fora de junho. A Festa Junina tem origem nos Santos Populares Portugueses com adaptação Brasileira.
Uma iniciativa de Selma Ferreira (ConCid Faro e TU) e Télio Ribeiro (Caipi Brasil) com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Consulado Geral do Brasil em Faro, ConCid (Conselho de Cidadãos do Consulado-Geral do Brasil em Faro), TU – Associação Talentos Unidos e Banco de Tempo – Agência de Quarteira.
A animar a festa esteve, de tarde, a banda Trio Amora e, à noite, Lucas de Moraes e banda, levando ao rubro a vastíssima assistência que sobrelotou o recinto.
No meio de tanto Forró, os momentos altos da animação foram as recriações da popular Grande Roda, do Caminho da Festa e da Quadrilha, danças tradicionais da festa Junina.
Festa Junina
A festa junina é uma comemoração/tradição trazida da Europa pelos portugueses, no século XIX. Foi muito bem aceite pelos nobres do Rio de Janeiro, região que, naquele tempo, era a sede da corte portuguesa no Brasil.
Apesar de, no início, ser um festejo muito comum entre os nobres da época, logo se popularizou, alcançando todas as classes. Além disso, conquistou novos significados, deixando de estar tão vinculada às festas da aristocracia europeia.
Atualmente, a celebração junina tem representações caipiras, além de ser uma forma de agradecimento à boa colheita e de comemoração pelos nascimentos de três santos: Santo António, São João e São Pedro.
Além de toda essa representação histórica – e importante – para a cultura brasileira, a comemoração junina conta com tradições bem particulares: comidas típicas regadas a milho, performances de quadrilha, estilo caipirinha, bandeirinhas, fogueira, etc.
A quadrilha é uma das danças mais populares do país. Porém, possui várias particularidades, ou seja, passos e movimentos que muitas vezes não são fáceis de fazer, quando se é iniciante.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve




























Categorias:Quarteira




