O Rancho Províncias e Ilhas de Portugal, de Hamilton (Ontário – Canadá) atuou ontem à noite (16 de agosto) na Praça do Mar, em Quarteira, maravilhando a multidão que se foi juntando em seu redor.
Uma iniciativa integrada na programação do Mare Funtastic, da Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
O rancho, oriundo de Hamilton (Ontário – Canadá), foi fundado e é composto por emigrantes portugueses que mostram a cultura nacional através do folclore.
O grupo folclórico foi fundado a 3 de Dezembro de 1983 e ‘batizado’ pelo Rancho de Oshawa com o nome de Rancho Províncias e Ilhas de Portugal porque representa todas as regiões de Portugal com a sua música e danças tradicionais. Tem como objetivo promover a cultura portuguesa.
A ideia de criar o grupo partiu de João Prancho que convidou outros quatro para o ajudarem a levar a cabo o projeto: Joaquim Heleno, Natalia Pedro, António Serradeiro e Augusto Café. João Prancho também foi quem criou o nome do grupo.
A sua primeira atuação não foi lucrativa. Para compensar as perdas, cada família doou somas simbólicas para a organização. A partir daí, os membros pagam para participar em iniciativas e, ainda por cima, também contribuem na cozinha, nas mesas e no bar. É um esforço coletivo que ajuda o grupo de folclore a esforçar-se financeiramente.
Naquela altura, os rapazes vestiam os trajes do campino do Ribatejo e as raparigas os montanhistas do Algarve. Hoje, cada par representa uma região de Portugal, incluindo Açores e Madeira.
O Rancho Províncias e Ilhas de Portugal já se apresentou para as comunidades portuguesas e canadianas de Ontário e também viajou para vários locais nos Estados Unidos da América. Entra em cena com a Marcha da Boa Gente, segurando bandeiras de cada província e arquipélagos de Portugal.
A organização sem fins lucrativos não tem sede independente, membros pagantes ou patrocinadores regulares. As suas principais fontes de rendimento são os fundos arrecadados durante três eventos principais organizados anualmente: a Festa da Amizade, a celebração do aniversário e a Festa de Réveillon. Conta também com a generosidade de alguns estabelecimentos comerciais portugueses localizados na cidade de Hamilton.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve










Categorias:Quarteira



