AGENDA

Estudos revelam urgência na transformação da gestão das Demências em Portugal

  • Estudos revelam que 70% dos cuidadores de pessoas com demência sentem cansaço emocional extremo, enquanto 60% dizem sentir cansaço físico elevado.
  • Projeto desenvolvido pelo NOVA Center for Global Health sublinha a importância de ações coordenadas para melhorar o apoio a pessoas com Alzheimer e outras demências, bem como a cuidadores informais em Portugal.
  • Apresentação pública dos resultados decorrerá no dia 25 de setembro, no Campus de Campolide da NOVA IMS, em Lisboa.

NOVA Information Management School (NOVA IMS) vai divulgar no dia 25 de setembro, os resultados de dois estudos que evidenciam a necessidade urgente de reforçar e otimizar a resposta à problemática das demências em Portugal. O evento, a decorrer no Campus de Campolide da NOVA IMS, reunirá especialistas, decisores políticos, representantes da Associação Alzheimer Portugal e cuidadores, para discutir medidas que visem melhorar a prestação de cuidados a pessoas com Alzheimer e outras demências, e o apoio aos cuidadores informais.

O Estudo “Consenso Estratégico para a Gestão Integrada das Demências em Portugal”, apresenta uma reflexão sobre os principais problemas no sistema assistencial e possíveis caminhos de futuro, tais como o acesso a cuidados especializados, propostas para cuidados integrados, cuidados pós-diagnóstico e capacitação de profissionais de saúde. Para Ana Valverde, Coordenadora Científica deste estudo e especialista na área das demências, “é fundamental diagnosticar os problemas que afetam as pessoas com demência e os seus cuidadores para desenvolver ações que melhorem a sua qualidade de vida”.

O segundo estudo, intitulado “Viver com Demências”, revela o retrato do estado atual das principais dimensões da vivência com a doença em Portugal, com destaque para a importância da educação para agir preventivamente, a relevância da formação dos cuidadores e a necessidade de encontrar respostas integradas entre os vários serviços de saúde e sociais. Um dos principais resultados do estudo revela que 70% dos cuidadores informais enfrentam cansaço emocional extremo, enquanto 60% afirmam sentir cansaço físico elevado. Segundo Henrique Lopes, Diretor do NOVA Center for Global Health e coordenador do estudo, “identificou-se que muita coisa está mal para os cuidadores das pessoas com demência e é possível fazer diferente e melhor, sem significativo esforço financeiro para o País”.

Já Rosário Zincke, Presidente da Alzheimer Portugal, afirma que “estes estudos são fundamentais para sensibilizar os decisores políticos e promover a criação de políticas efetivas, capazes de melhorar significativamente a vida dos cuidadores e das pessoas com demência”.

O evento de apresentação dos resultados do Projeto, que contou com o apoio da empresa farmacêutica Roche, procura envolver os principais intervenientes do setor da saúde e estimular o desenvolvimento de estratégias conjuntas que promovam medidas que tenham em vista a melhoria da gestão das demências em Portugal, essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e das suas famílias.

A participação no evento é gratuita e aberta ao público. A inscrição é obrigatória e deve ser realizada através deste formulário de inscrição.

Categorias:AGENDA, Saúde

PlanetAlgarve