O staff do Centro de Dia da AHDPA – Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer promoveu um almoço de convívio com a direção da instituição.

A iniciativa teve lugar neste sábado, 5 de outubro, nas instalações provisórias do Centro de Dia da AHDPA, a funcionarem na Torre Peron 3, na Avenida Sá Carneiro, em Quarteira.
Recordamos que estas são instalações provisórias enquanto decorrem as obras de alargamento do Centro de Dia no empreendimento turístico Vila Sol.
O repasto contou com Cachupa e Lasanha Vegetariana e as já famosas sobremesas das diretoras Ana Paula Correia (arroz-doce) e Ana Coelho (mousse de ananás).
No final do almoço, tiveram lugar algumas intervenções.
Rosa Nogueira (direção) agradeceu “a boa vontade por nos terem convidado para este convívio. Estava tudo muito bom, muito saboroso e muito obrigado por tudo, de coração”, anunciando que “vai iniciar-se uma campanha de recolha de alimentos para o Canil de S. Francisco, em Loulé, de 7 a 13 de outubro. Se alguém tiver vontade de participar com alguma coisa, como ração e toalhas ou mantinhas, podem deixar aqui que eu depois venho recolher. É uma causa muito nobre e os animais precisam de nós”.
A funcionária São fez questão de “expressar a minha gratidão por este trabalho. É um trabalho humanitário e só com amor é que conseguimos fazer este trabalho e para mim é muito gratificante e, como acredito em Deus, creio que Deus me colocou neste lugar para ajudar as pessoas. Tenho muito orgulho em fazer parte da equipa, estou convosco desde o início da abertura de portas do Centro de Dia, com a Dr.ª Rute Rodrigues, tenho acompanhado todo este processo de desenvolvimento da associação. Houve muitos desafios, que nós temos vencido, e o senhor presidente faz sempre questão de nos lembrar disso mesmo e nós temos muito orgulho por termos o Sr. Adelino Rocha como nosso presidente, de estar aqui connosco e poder ver de perto o nosso trabalho porque por vezes não somos compreendidos. Por vossa causa é que nós temos gosto neste trabalho e é sempre uma alegria poder partilhar estes momentos para podermos aprender uns com os outros”.
A administrativa Helena Paulino fez questão de realçar que “temos um presidente hiperativo. Desde janeiro que está aqui connosco todos os dias a ver o que fazemos. Estamos aqui todos para o mesmo, para melhorar a qualidade de vida dos utentes, o que só é possível com muita dedicação nossa. Não estamos aqui só para termos o ordenado no fim do mês. Claro que também temos uma direção que nos acompanha nesta filosofia toda. Termos uma equipa coesa e todos a remar na mesma direção é que conseguimos ter este serviço que estamos a prestar à comunidade e aos nossos utentes e é bom que continuemos assim”.
José Brás (direção) realçou “o núcleo da direção que se conhecia há muitos anos, pelos seus trabalhos em prol da comunidade, empenhados no desenvolvimento da cidade de Quarteira e todo esse trabalho foi feito por esta equipa base, que se juntou agora, privando-nos um bocadinho das nossas vidas, para levar a bom porto esta associação e envolvemo-nos com dedicação e amor”.
Ana Coelho (direção) acrescentou: “Venho aqui muitas vezes, como voluntária, e tenho acompanhado de perto o trabalho da nossa equipa. Às vezes, é difícil, quando estamos de um lado da barricada, percebermos o outro lado. Sem sermos autoritários, temos de ter autoridade e o papel do Adelino, agora aqui mais presente, penso que isso se tem esbatido e penso que, neste momento, estamos num ponto que me dá muita alegria. Penso que chegámos a um ponto muito positivo porque nos compreendemos, apesar das divergências, que são naturais. No entanto, sabemos que o mais importante é aquilo que nos une e chegámos, de facto, a esse desígnio na nossa associação. Estamos aqui, como disse a São, por amor. Estamos aqui como pessoas que querem dar o seu melhor e é isso que sinto de todo o coração e até tenho de agradecer por pertencer a esta direção. Neste momento, sinto que somos família e é assim que quero continuar a pertencer a esta associação, com muita gratidão e com muito amor”.
Ana Paula Correia (direção) lembrou que “faz 42 anos que vim para esta terra, casei com um grande senhor de Quarteira (Manuel Correia) e acho que não houve ano nenhum em que não tenha feito algo para ajudar Quarteira a crescer. Sinto um grande orgulho naquilo que fiz, abracei outras causas, como as Marchas Populares, também com o Adelino, e agora abracei esta, já vai para 8 anos e estou muito grata à equipa que está aqui. Estou tranquila com vocês aqui e vocês também representam o nosso nome, enquanto diretores e sem uma equipa coesa como vocês, com tanto amor e tanto carinho para com os nossos utentes, isto já tinha acabado. Vocês são a parte mais importante aqui dentro e hoje demonstraram isso mesmo com esta atitude que tiveram para connosco. Estou grata de coração, gostei muito e é de louvar esta vossa atitude de nos sentarem aqui todos juntos. A nossa equipa e a vossa é uma equipa só. Estamos todos juntos, obrigado e o melhor do mundo para vocês”.
O presidente da AHDPA, Adelino Rocha, começou por sublinhar que “não é fácil gerir uma associação como esta, nós pegámos nela tecnicamente falida e a verdade é que conseguimos. No movimento associativo é muito difícil fixar pessoas e nós temos a mesma equipa há 8 anos e isso é muito importante e revela a coesão desta equipa. Ainda mais quando nenhuma destas pessoas recebe um cêntimo, antes pelo contrário. Ainda tem de pagar o combustível para vir cá, se há um almoço, paga o almoço, traz uma garrafa, os aperitivos, as sobremesas e por aí fora. A verdade é que temos uma união que faz com que sejamos aquilo que somos hoje e temos tido algum reconhecimento do nosso trabalho. Isso só tem sido possível porque temos uma equipa maravilhosa. Portanto, deixo aqui o meu agradecimento de coração por esta vossa iniciativa. Nós, da direção, ficamos muito agradecidos e muito reconhecidos porque é bom haver esta boa ligação entre a direção e o staff. Esse reconhecimento é mútuo e só assim conseguimos fazer aquilo que aqui fazemos”, adiantando: “Com as obras de ampliação, vamos ser o melhor centro de dia do Algarve, o que nos vai trazer uma responsabilidade acrescida. Esta equipa alimentou-me o ego e tenho grande vaidade em pertencer a esta associação e ao centro de dia e faço todos os possíveis para angariar verbas”, partilhando algumas iniciativas que irão reverter a favor da AHDPA. “A verdade é que estamos juntos há 8 anos e para isto há alguns méritos nossos, temos sabido gerir, manter o equilíbrio suficiente para manter o grupo unido e estamos a funcionar muito bem. Voltando a este maravilhoso almoço, espero que se repita mais vezes”.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Veja todas as fotos AQUI.
Categorias:Quarteira



