Nacional

Livro “Sonhar, Transformar Cidades e Territórios”: O Novo Guia Essencial para Autarcas Concretizarem as Suas Visões

Especialistas revelam estratégias inovadoras para Presidentes de Câmara e Juntas de Freguesia tornarem realidade os projetos que inspiraram os seus eleitores. O livro já está disponível na sua 3ª edição, com um novo foco na temática da Transformação Digital e no papel do Marketing Territorial e Gastronomia na promoção dos territórios e na fixação de pessoas.

Autarcas participaram, em Mafra, no passado dia 26 setembro, no lançamento da 3ª edição (revista e aumentada) do livro. São 9 ensaios de especialistas em gestão, finanças, liderança, marketing territorial, estratégia digital, cultura e competências autárquicas: qualquer dos textos indica aos eleitos do Poder Local estratégias, métodos e instrumentos para conseguirem concretizar, de facto, as suas ideias e projetos para os municípios e para as freguesias que os elegeram.

“Atualmente, o desafio dos autarcas passa muito por criar, empreender, recriar e transformar. E, portanto, este é, de facto, o manual do autarca.” Afirmou o anfitrião Hugo Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra e coautor do livro, com o capítulo sobre Finanças Públicas.

Esta obra surgiu da vontade de partilhar aquela que é a experiência acumulada dos autores na interação direta com executivos e técnicos de juntas de freguesia, câmara e comunidades intermunicipais – do Interior ao litoral, do norte ao sul, ilhas, mas também de outros países. Os diversos capítulos deste livro são um guia de reflexão sobre como utilizar a gestão autárquica e a estratégia para tornar reais as ideias em que as pessoas votaram – ao mesmo tempo, o livro é uma forma fácil de aquisição de competências.

No âmbito do lançamento do livro, foi realizada uma conferência organizada em 2 painéis compostos por Presidentes de Câmara que se juntaram para discutir, por um lado, o papel da Gastronomia na competitividade dos territórios; e, por outro, em que medida a Transformação Digital está refletida nas autarquias.

“Há muitas formas de se fazerem transformações digitais, mas aquilo que é o principal objetivo é que todas essas transformações facilitem a vida de quem nos procura.” afirma Nuno Piteira Lopes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, que participou no painel “Transformação Digital nas Autarquias”, ao lado de Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal; Sónia Sanfona, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça; e Rui Braga, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, que acrescentou “Quando nós temos a estratégia certa, o levantamento de necessidades certo e sabemos para onde é que queremos ir, não tenho dúvidas nenhumas que este tema é por demais importante. No Barreiro, desde 2017, temos feito um investimento muito grande que já vai acima de 1 milhão de euros, debaixo deste chapéu de transição digital”.

No segundo painel, Júlia Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Mirandela partilhou que “a alheira de Mirandela representa, neste momento, 750 postos de trabalho e representa também 30 milhões de euros de receitas para o nosso território”. Já Carlos Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, revelou que “o Vouzela foodlab, incubadora de base rural ligada à Gastronomia e que pretende apoiar no desenvolvimento de novos produtos, novas áreas de negócio, através de mentoria e capacitação, está a começar a entrar em velocidade de cruzeiro”. Neste painel, juntaram-se ainda Ana Paula Martins, Presidente da Câmara Municipal de Tavira; e Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche.

“A data escolhida para o lançamento da 3ª edição deste guia para autarcas foi estrategicamente escolhida: faz 3 anos que decorreram as últimas autárquicas e estamos a 1 ano das próximas, sendo este o momento ideal para os autarcas consolidarem ideias e estratégias” afirmou Luís Matos Martins, coordenador e coautor do livro e CEO dos Territórios Criativos, uma empresa de consultoria e formação na área do empreendedorismo e da estratégia. “Entregamos uma nova edição, com conteúdos atualizados, novos autores e dois novos capítulos que vêm enfatizar o papel da Gastronomia e do Marketing na promoção dos territórios e na fixação de pessoas”, sublinha.

Já é possível ver o vídeo de resumo da iniciativa aqui.

Mais do que um manual de gestão, o livro “Sonhar, Transformar Cidades e Territórios” é um incentivo para que presidentes de câmara, vereadores e presidentes de juntas de Freguesia usem a gestão, a estratégia, o conhecimento e a ciência para conseguirem aplicar no terreno os projetos que levaram os eleitores a votar neles.

O livro encontra-se disponível para venda online, no site dos Territórios Criativos, em https://territorioscriativos.pt/livros/

Sobre os Territórios Criativos

Os Territórios Criativos são uma empresa de consultoria e formação dedicada ao empreendedorismo e à estratégia, com uma vasta experiência no apoio ao desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis e no apoio ao desenvolvimento da competitividade dos territórios. Nos seus 10 anos de atividade, já formaram cerca de 18.000 empreendedores, promoveram mais de 100 bootcamps de formação em empreendedorismo e passaram por mais de 130 territórios e 9 países.

Luís Matos Martins, fundador dos Territórios Criativos – empresa que vendeu recentemente à Casa Mendes Gonçalves – tem desenvolvido, nos últimos 10 anos, muita da sua atividade no Algarve, nomeadamente enquanto Administrador da AlgarExperience, e através da implementação de diversos programas e projetos de promoção do empreendedorismo, nomeadamente o desenho e implementação das incubadoras de negócio Startup Albufeira e Startup Portimão; e dinamização do Net Me Up, um programa de networking e pitching, em parceria com o Turismo de Portugal.

Categorias:Nacional

PlanetAlgarve