Fóia, Serra de Monchique

No terreno desde 2019, o projeto Renature Monchique tem como principal objetivo reflorestar as áreas devastadas pelo incêndio de 2018 em Monchique e contribuir para a conservação do carvalho-de-monchique, uma espécie “criticamente em perigo” segundo a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Este ano, o projeto entra no seu sexto ano de atividade com um novo impulso financeiro de 400 mil euros, assegurado pela companhia aérea Ryanair.
Para marcar o relançamento do Renature Monchique, será realizada uma conferência de imprensa no próximo dia 7 de novembro, às 11h00, no emblemático pico da Fóia, o ponto mais alto da serra de Monchique. O evento contará com a participação dos parceiros do projeto, que irão apresentar os progressos alcançados e as metas para esta nova fase, incluindo a plantação de mais 125 mil árvores autóctones na serra algarvia.
O projeto resulta de uma parceria estratégica entre a Ryanair, o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), o Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Monchique.
Após a conferência de imprensa, os representantes dos meios de comunicação social estão convidados para um almoço no restaurante Jardim das Oliveiras, em Monchique. Pedimos aos jornalistas interessados que confirmem a presença com antecedência.
PROGRAMA
11h00 Boas-vindas por Paulo Alves (Município de Monchique)
Intervenção Rogério Ivan Rodrigues (GEOTA)
Intervenção Elena Cabrera (Ryanair)
Intervenção André Gomes (Turismo do Algarve)
Intervenção Castelão Rodrigues (ICNF)
12h30 Almoço no restaurante Jardim das Oliveiras, em Monchique




