O mês de novembro é dedicado à saúde do homem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata. Nesse sentido, o Auditório do Centro Autárquico recebeu, no dia 8 de novembro, a sessão informativa “Vamos falar de cancro da próstata?”.

A sessão, promovida pela LPCC – Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi dinamizada pelas médicas Jéssica Nunes e Gracinda Silva, da USF “Estrela do Mar”, em Quarteira.
Isabel Sousa, da LPCC, fez uma apresentação da instituição que representa, abordando as várias temáticas que a LPCC desenvolve a nível nacional.
As médicas Jéssica Nunes e Gracinda Silva abordaram os sintomas deste cancro, bem como medidas preventivas.
Geralmente, os sintomas de cancro da próstata incluem:
- Problemas urinários.
- Incapacidade de urinar, ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina.
- Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite.
- Fluxo de urina fraco ou intermitente.
- Dor ou ardor durante a micção.
- Dificuldade em ter uma ereção.
- Sangue na urina ou no sémen.
- Dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.
Na maioria dos casos, estes sintomas não estão relacionados com um cancro da próstata e podem, ainda, ser provocados por tumores benignos (HBP) ou outros problemas. Só o médico poderá confirmar. Qualquer pessoa com estes sintomas, ou quaisquer outras alterações de saúde relevantes, deve consultar o seu médico para diagnosticar e tratar o problema, tão cedo quanto possível.
Geralmente, as fases iniciais do cancro não causam dor. Se tem estes sintomas, não espere até ter dor para consultar o seu médico.
A palestra terminou com um período de perguntas e respostas.
A finalizar, Isabel Sousa distribuiu entre os presentes laços azuis, representativos do Novembro Azul – Prevenção do Cancro da Próstata.
Uma iniciativa inserida no programa Quarteira Longevidade com Qualidade, da Junta de Freguesia de Quarteira, que contou com casa cheia.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Todas as fotos AQUI.



