Albufeira

Quarteira, Albufeira e Olhão uniram-se para celebrar o 49º aniversário do Dia de Angola

O Dia da Independência de Angola – 11 de Novembro foi comemorado com um jantar em Albufeira, no Restaurante Sítio do Mário, rigorosamente decorado com motivos angolanos e com gastronomia tradicional angolana.

Todas as fotos AQUI.

Uma iniciativa conjunta da APALGAR – Associação de Amizade dos PALOP no Algarve, sediada em Quarteira, representada pelo seu presidente, Francisco Sales, da AANGA – Associação de Angolanos e Amigos de Angola em Albufeira, representada pela sua presidente, Ivelise Hauschild e da Associação de Angolanos “ONJOYETO”, de Olhão.

A comemoração contou com a presença do vice-cônsul do Consulado Geral da República de Angola em Portugal para a área migratória, Manuel Rezende, que se fez acompanhar por Edivaldo Miranda e Estrela Soares, do mesmo consulado; do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo; e da presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Indaleta Cabrita.

A APALGAR fez-se representar por uma comitiva liderada pelo seu presidente, Francisco Sales, dizendo que esta comemoração é conjunta das 3 associações atrás referidas, adiantando: “No próximo ano, que é o 50º aniversário do Dia de Angola, pensamos fazer uma festividade mais organizada e diferente, que não seja apenas a gastronomia. Neste 49º aniversário da Independência de Angola, fizemos este jantar. É para nós, um prazer estarmos aqui e não deixarmos passar em branco estas efemérides dos PALOP e, por isso, é importante estarmos aqui e isso permite-nos pensar que podemos ir mais longe. Estas 3 associações estão aqui representadas para prestigiar a gastronomia, a dança e a música mas poderemos dar um salto para podermos exprimir o movimento associativo de uma outra maneira. Essa maneira poderá ser – e este ano, através da APALGAR, já tentámos, com a reestruturação da AIMA e do SEF – com as 3 associações, apresentarmos uma candidatura conjunta para podermos ir mais longe. Apresentámos um projeto na AIMA e tivemos muita recetividade. Portanto, entre as 3 associações, podemos pensar, em termos de futuro imediato, apresentarmos um projeto conjunto na AIMA. Esse desenvolvimento que pretendemos fazer é um desenvolvimento que vai ao encontro da pessoa, da sua dignidade e do seu desenvolvimento. Estamos num processo da Agenda 2030 das Nações Unidas onde estamos a trabalhar nos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento sustentável. A APALGAR concorreu, na Câmara Municipal de Loulé, com um projeto aos ODS e o nosso projeto foi aprovado. Portanto, a APALGAR está nos ODS através da Agenda 2030 da ONU. Tudo aquilo que se puder fazer bem para que esta terra continue no caminho do desenvolvimento sustentável, estamos a contribuir para o bem da Humanidade e estamos preocupados com isso. As associações têm de se preocupar com isto”.

O vice-cônsul Manuel Resende considerou este “um momento particular. Agradecemos o convite que nos foi formulado e enaltecemos este gesto de comemoração da data da nossa independência, que comemoramos com todo o júbilo. Os 50 anos serão, de facto, um momento memorável para todos nós. A Exma Sra Embaixadora Vicencia de Brito instruiu-nos para agradecer todo o apoio prestado pela Câmara Municipal de Albufeira na integração da nossa comunidade, da qual sabemos que se sentem aqui bem e estamos confiantes que bons dias virão para todos nós. Esperamos que estas iniciativas se possam repercutir mais vezes e que as associações continuem a trabalhar assim em prol do bem-estar dos angolanos com vista a resolver os problemas mais candentes que cada um atravessa”.

O autarca albufeirense José Carlos Rolo confessou que “é sempre com alegria e contentamento que participo nestas iniciativas e peço que leve (dirigindo-se ao vice-cônsul Manuel Resende) à embaixadora Vicencia um abraço de amizade. Já nos cruzámos diversas vezes e é sempre uma simpatia estar com ela e partilharmos momentos de conversa. Estamos aqui no 49º aniversário da independência deste osso país irmão, Angola, e quero dizer-vos que sou adepto do programa da RTP, Repórter África. Gosto realmente muito do noticiário dos vários países de língua oficial portuguesa. É um noticiário muito diversificado e dá para perceber muita coisa do que se passa nesses países, percebermos aquilo que é a vida nos PALOP. Albufeira até é geminada com um município dos PALOP, a Ilha do Sal, de Cabo Verde. Para o ano, é o 50º aniversário da Independência de Angola, um número redondo, e eu sugeria, e ofereço os préstimos da câmara municipal para organizarmos aqui, a nível do Algarve, não só um jantar mas também uma conferência sobre aquilo que é Angola, as suas potencialidades e a implicação da sua independência para darmos a conhecer à população a realidade deste nosso país irmão”.

Seguiu-se o “Parabéns a Você”, o corte do bolo e o brinde com champanhe.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Albufeira, Algarve

PlanetAlgarve