A Associação Talentos Unidos comemorou o seu 5º aniversário na sexta-feira, dia 29 de novembro, com um almoço festivo no Restaurante Green Valley, na Quinta do Lago.

Fotos PlanetAlgarve AQUI.
Uma celebração com mostra de arte dos artistas plásticos Adérita e Ricardo Inácio, mostra dos livros já editados pela TU e muito mais.
A festa contou com a presença de Katia Gilaberte (Cônsul-Geral do Brasil em Faro); do presidente da Assembleia Municipal de Loulé, Carlos Silva Gomes; dos presidentes das juntas de freguesia de Quarteira (Telmo Pinto), S. Clemente (Carlos Filipe) e S. Sebastião (Analídio Ponte); de Sandra Vaz, chefe da Divisão de Coesão Social e Saúde da CMLoulé, entre outros.
Discurso da presidente da TU, Selma Ferreira:
Para nós, da Associação Talentos Unidos, é uma alegria e uma honra! É uma responsabilidade muito grande ter-vos aqui connosco neste almoço! Um comprometimento!
Mas é mesmo assim: é o melhor lugar do mundo, é aqui e agora!
A TU existe há 5 anos. Começou com uma conversa que virou nossa bandeira:
– apoiar os jovens a entrarem na universidade e/ou realizarem uma formação que os complete e apoie no seu percurso de vida.
Pedimos ajuda à empresa Empire Puzzle, que o Vítor aqui também representa, e avançámos. Nasce a TU.
Hoje não falamos somente de oportunidades de emprego, ou de estudo, ou de emoções e sentimentos. Está tudo interligado, está tudo junto, tudo misturado.
Por isso, criámos o nosso conceito de social circular, nada é uma ação única, como foi o caso do nosso 1º livro do Cavalo Marinho:
– um projeto da Uschi, uma história da Goretti Costa, nossa autora; os desenhos do Marco Coelho; o apoio do João Jesus; os membros da TU que venderam; os clientes como os Markey, que nos apoiam sempre, os proveitos para pagar propinas universitárias… E o futuro de 2 jovens…
Seguiram-se mais dois livros, bilingues, pois a Corinne está sempre connosco a traduzir, comentar e valorizar o nosso trabalho.
Assim como as juntas de freguesia de Quarteira, São Clemente e São Sebastião nos ajudaram.
E o sr. Bertílio que acredita no nosso projeto e olha com olhos de lince cada obra antes de as imprimir. Não só as nossas, como as que apoiamos também: Pingo e Gota, Trisomia 21…
E apoiamos na edição o livro do projeto Famílias de Acolhimento, da Fundação António Aleixo.
Somos circular, pois temos a honra de sermos parceiros da d. Isabel Pinto, do Bando de Tempo de Quarteira, e ainda companheiros de caminhada da Doina, com a sua presidente Elisabeta Necker e da Associação Venezuela Amiga, aqui representada pela Helena, pela Mory e pela Aleya!
E outras associações do concelho.
Acreditamos que uma andorinha só não faz o verão e caminhamos com pessoas como o Télio Monteiro, de Quarteira, que nos apoia nos eventos, como a Festa Junina e a Eve nos ajuda a vender livros e recolher bens como fizemos com os bens de 1ª necessidade que nos levou a várias associações, inclusive a Cruz Vermelha, que aqui está na pessoa do seu diretor em Tavira, Manuel Marrafa.
Nem sempre conseguimos fazer muito, por diversas razão!
Mas estar perto dos ex combatentes e tê-los connosco hoje, nos faz valorizar a história. O que nos faz amar e respeitar as nossas raízes, estreitando os laços com a terra para entender como podemos apoiar todos sem distinção e com integração, assim como a relação com a embaixadora Katia Gilaberte (Consulado do Brasil em Faro) e a sua presença hoje é muito valorizada e quem sabe não fazemos um livro juntas?
Pois a cultura nos move como os trabalhos da Adérita e do Ricardo Inácio.
Os novos amigos nos enchem de alegrias e irão certamente juntar-se a nós: Gwenda, Andrea e Naiby, contamos com a vossa expertise para fazermos mais pelos jovens de todas as idades!
Queremos todos unidos e reconhecidos, valorizar a posição de cada um como somos chamados pela Helena Gomes, que nos inclui em projetos, como o da D. Albertina Madeira, de 101 anos, diretora da Folha da Serra de Alte, que nos mostra a força e a importância do jornalismo de proximidade que o Jorge (PlanetAlgarve) aqui representa hoje.
Espalhar o que fazemos ainda não é o nosso forte, mas com o apoio que temos tido da ConecTV, sei que nos ajudará a voar mais alto.
Criar um grupo de jovens com os que temos em casa, Gabriel, Carol, Bia, Lucas e mais com o amadrinhamento da Mae Markey, e as luzes da experiência do Enrico, queremos dar-lhes força e independência, queremos que os jovens acreditem e fiquem no nosso Algarve!
Por isso, já fizemos projetos de proximidade com as instituições como a Assembleia Municipal de Loulé, com o Carlos Silva Gomes nas últimas eleições, voltaremos a repetir este ano, pois o voto é a nossa voz!
2025, será um ano maior, mas hoje é a festa do caminho traçado até agora. Por isso, peço que os membros da direção da TU se levantem e fiquem de pé, não falei deles antes pois eles são a raiz de tudo o que fazemos!
Muito obrigada a todos pela vossa presença!
Peço uma salva de palmas para agradecer ao restaurante pelo serviço para celebrarmos os 5 anos da Associação Talentos Unidos.
Viva !!!!
Categorias:Loulé




