A Etermar Energia, o recém-lançado ramo de energias renováveis da Etermar, e a Qair, uma empresa independente de energias renováveis, anunciam hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) destinado a futuros projetos eólicos offshore na Península Ibérica. O documento foi assinado durante uma visita da Etermar Energia ao Eolmed, o projeto eólico offshore flutuante de 30 MW da Qair atualmente em construção em Port-La Nouvelle, França.

Com este acordo, a Etermar Energia e a Qair unem forças em torno de uma ambição estratégica mútua de se tornarem atores-chave no mercado global de energia eólica offshore flutuante em rápida expansão. Reflete o interesse comum das partes em colaborar na construção e operação de parques eólicos offshore flutuantes dentro das zonas do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (PSOEM) português e outros projetos de QRI geograficamente próximos.
O MOU ressalta a sinergia entre as instalações da Etermar – oferecendo recursos robustos para o desenvolvimento de parques eólicos offshore, incluindo armazenamento de componentes, fabricação de fundações, suporte logístico e serviços de Operação e Manutenção – e a experiência da Qair no desenvolvimento de projetos de energia renovável, adquirida como pioneira com Eolmed em França e um Líder premiada da 2GW na rodada de leasing da Scotwind na Escócia. Juntamente com esta colaboração, a Etermar Energy e a Qair reforçam o potencial de avanço de projetos eólicos offshore.
Esta parceria com a Qair marca um passo significativo em nosso compromisso com o avanço da energia eólica offshore flutuante na Península Ibérica. Estamos ansiosos por alavancar a nossa experiência e recursos para contribuir para o crescimento de soluções de energia sustentável, destacou Luís Machado, Diretor Executivo da Etermar Energia. Este MOU, demonstra a confiança do mercado na Etermar Energia e na nossa visão para o futuro da energia eólica offshore”, acrescenta o representante.
A colaboração com a Etermar Energia alinha-se com a estratégia multi-local da Qair, que visa garantir uma abordagem de conteúdo local. Os projetos eólicos offshore são mais do que projetos de energia renovável, são propostas socioeconômicas por si só, e nosso objetivo é beneficiar ao máximo as regiões onde estaremos operando“, acrescentou Iñigo Viani, gerente geral da Qair Renewables Ibérica.
A Etermar tem mais de cinco décadas de experiência na construção e instalação de estruturas flutuantes – usando aço e concreto – e possui extensas instalações portuárias em Setúbal, Portugal. A empresa está pronta para estabelecer uma fábrica de fundações flutuantes em suas instalações para atender aos mercados europeu e global, posicionando-se ainda mais como um fornecedor competitivo com soluções em várias tecnologias.
Há mais de 30 anos, as equipes da Qair começaram a ser pioneiras em soluções de energia eólica e solar, posicionando a empresa como pioneira na transição energética. Guiada por uma abordagem abrangente de ponta a ponta, a Qair continua a inovar explorando diversas tecnologias para aproveitar todo o potencial dos recursos naturais. Do hidrogênio renovável e da energia eólica offshore ao armazenamento de energia e agrovoltaicos, o grupo permanece na vanguarda do desenvolvimento de energia sustentável, oferecendo soluções personalizadas e impactantes que atendem às necessidades energéticas europeias.
Categorias:Ambiente




