Um grupo de voluntários abdica do conforto das suas casas para ir paras as Ruas de Quarteira celebrar o Natal junto dos que mais precisam, naquela que é a única consoada ao ar livre no país, o tradicional Natal das Ruas que tem lugar na noite de 24 de dezembro.
Esta iniciativa assinalou este ano a sua 10.ª edição, tem vindo a crescer de ano para ano e atingiu nesta noite de 24 de dezembro a sua maior dimensão de sempre.
É uma ação espontânea não organizada e sem qualquer tipo de donativo financeiro, seja ele particular ou governamental.
Em termos de animação, completamente voluntária por parte dos intervenientes, destaque para as atuações de Miguel Silva (palhaço), Beto Kalulu Trio, Paco Dias, Sara Barbosa, Tuka Moura, Ricky Barradas, Mauro Amaral, Bruno Maliji e o DJ Leonel.
Este ano houve três novidades: Um insuflável que fez as delícias das crianças, Mica Cabeleireiro a proporcionar cortes de cabelo grátis e Délicat Bauté a fazer diagnósticos capilares, ambas sem mãos a medir ao longo de toda a tarde.
O momento alto da noite foi o tradicional erguer de braços com as estrelinhas a brilharem bem alto ao som do Hino do Natal das Ruas de Quarteira, Dá-me Um Abraço, de Miguel Gameiro.
Esta ceia de Natal realiza-se junto ao Centro Autárquico de Quarteira e, segundo o seu mentor, Miguel Baptista, “estão aqui pessoas que estão connosco há 10 anos. Pessoas que já riram e já choraram de emoção. Temos aqui pessoas de várias partes do Algarve e do Alentejo que vieram propositadamente para colaborarem nesta festa. Há 10 anos não éramos nada. No segundo ano, não éramos nada. No terceiro, não éramos nada, tal como no 4º ano. No 5º, irritei-me e foi aí que eu comecei a perceber que é importante a gente irritar-se às vezes porque os malucos, às vezes, conseguem fazer coisas muito fixes. Infelizmente, a política, todo o processo burocrático para podermos estar aqui na rua tem sido um brande obstáculo mas com maior ou menor dificuldade, temos conseguido fazer isto e este ano já temos esta dimensão que vemos aqui. As pessoas de bem podem estar na política sem serem políticos e isso faz toda a diferença. É por isso que conseguimos estar aqui hoje com este ambiente fantástico, este tremendo calor humano. Se nós não estivéssemos aqui, muita gente estaria a passar o Natal sozinho. Vocês são a vossa própria família. Um grande abraço”.

Veja todas as fotos PlanetAlgarve AQUI.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira




