S. Brás de Alportel

São Brás de Alportel lança Primeira Pedra da Nova Unidade de Saúde Familiar

São Brás de Alportel avança com investimento maior de sempre, estruturante na área da saúde

O Município de São Brás de Alportel deu hoje início à construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF), com a cerimónia de lançamento da primeira pedra.  Um momento muito significativo que marcou o início da obra de construção deste importante equipamento, que representa um investimento superior a 2 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Instalada a norte da vila, na Rua das Comunidades Portuguesas, numa área de construção de 756 m², a nova Unidade de Saúde Familiar será apetrechada com seis gabinetes médicos, salas de enfermagem e tratamentos, áreas para saúde materna e infantil e espaços administrativos e logísticos.

O edifício foi projetado para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, promovendo a sua fixação no território, e para proporcionar melhor acessibilidade e conforto aos utentes, com instalações modernas e estacionamento adequado.

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, sublinhou a importância deste investimento para responder às necessidades crescentes da população.

“Este projeto dá continuidade à estratégia municipal que prioriza a ampliação de respostas de cuidados de saúde e inclusão social aos munícipes, bem como o reforço dos serviços prestados no Centro de Saúde, que ficará com novas salas para outras finalidades e responder da melhor forma ao crescimento do nosso concelho”, destacou.

Em breve vai iniciar-se a 2ª fase de intervenções no edifício do Centro de Saúde focadas na eficiência energética assim como a 2ª fase da requalificação do jardim envolvente.

Um trabalho contínuo, desenvolvido em parceria pela Câmara Municipal e diversas entidades, para criar “respostas, com efeitos reais na vida das pessoas. É esse o nosso objetivo maior, é essa a nossa missão”, frisou Vitor Guerreiro recordando que o concelho acolhe outra estrutura da suma importância na área da saúde a sul do país, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul. Refletindo sobre os serviços de saúde na região do Algarve, Vitor Guerreiro sublinhou a urgência da construção do novo Hospital Central do Algarve.

Parcerias estratégicas e reforço dos cuidados primários

O Presidente da Unidade Local de Saúde do Algarve, Tiago Botelho, destacou a excelência dos cuidados prestados em São Brás de Alportel. “Ter a possibilidade de ter a população estar integrada em ficheiros de médico de família é a garantia de que profissionais são altamente diferenciados e que hoje em dia em Portugal formamos médicos com muita qualidade”, sublinhou.

Este projeto é uma resposta estratégica na defesa da saúde e na promoção da qualidade de vida dos são-brasenses, vai complementar o parque de equipamentos na área da saúde do concelho.

 “Esta obra é reflexo de um executivo com visão e perspetivas de futuro”, afirmou o Presidente da Assembleia Municipal e profissional de saúde, Ulisses Brito.

O arranque desta importante obra, que reafirma o compromisso do município com os cuidados de saúde primários à população, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, do Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, Tiago Botelho, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve I.P, José Apolinário, da Vice-presidente da Câmara Municipal Marlene Guerreiro, vereadores, do Presidente da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, Ulisses Brito, do projetista António Neto Freire da empresa Urbitraço Lda., e o empreiteiro Armando Gago, da Martins Gago & Filhos Lda. entre outras entidades, civis militares e religiosas.

PlanetAlgarve