Vanda de La Salete dinamizou mais uma interessantíssima ação, como só ela sabe fazer. Desta vez, tratou-se de uma oficina prática subordinada ao tema Ginástica Cerebral.

Todas as fotos PlanetAlgarve AQUI.
A iniciativa, aberta aos inscritos no programa Quarteira Longevidade com Qualidade, da Junta de Freguesia de Quarteira, decorreu na tarde de sexta-feira, 21 de fevereiro, lotando o Auditório do Centro Autárquico de Quarteira.
Vanda de La Salete começou por abordar o funcionamento do cérebro humano, passando depois a alguns exercícios práticos que fazem com que o nosso cérebro funcione da melhor maneira possível.
Ginástica cerebral, ou neuróbica, refere-se a exercícios mentais projetados para estimular o cérebro, melhorar a neuroplasticidade e manter a mente ágil. Esses exercícios desafiam o cérebro de maneiras novas e inesperadas, ajudando a criar e fortalecer conexões neuronais.
A ginástica é um exercício físico que exige esforço do indivíduo para ele conseguir o aperfeiçoamento físico e mental. Contudo, também existe a ginástica cerebral, que aprimora o funcionamento do órgão. Assim, a mente consegue ter um melhor aproveitamento das informações recebidas.
A ginástica cerebral oferece melhor aprendizagem, memorização, criatividade, atenção e raciocínio.
Os benefícios proporcionados pela ginástica cerebral são inúmeros, entre os quais se destacam:
- redução do stress no trabalho e em demais áreas da vida;
- autoconhecimento;
- cooperação;
- aumento da autoestima e autoconfiança;
- facilidade para mudança de hábitos;
- melhoria da coordenação motora, equilíbrio e perceção;
- maior resiliência;
- diminuição do cansaço mental.
Vanda de La Salete, professora universitária aposentada, é professora na Academia do Saber – Quarteira.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve




