Ambiente

4 formas de melhorar a eficiência energética com o autoconsumo solar

Aos poucos, todos estão focados na eficiência energética. Este conceito é imprescindível se quisermos pensar num mundo sustentável O foco deve ser na otimização do uso de energia de maneira a maximizar o desempenho com o menor consumo possível.

Em zonas privilegiadas pelo sol como a região do Algarve, o autoconsumo solar surge como uma solução viável, promovendo o uso de energia limpa através de paineis solares e reduzindo a dependência de fontes externas.

Sites como o larsustentavel vão ajudá-lo a compreender qual a melhor empresa com a qual deve contratar os serviços fotovoltaicos, apresentando-lhe uma comparação de preços entre as principais fornecedoras de energia sustentável como a edp e a repsol.

Venha conhecer como mudar os seus hábitos e como obter energia de autoconsumo solar para casas sustentaveis.

Benefícios do Autoconsumo Solar

O autoconsumo solar oferece uma série de vantagens significativas. Um dos principais benefícios é a redução dos custos de eletricidade. Ao gerar eletricidade no local de consumo as perdas na distribuição são minimizadas e ficará com uma maior autonomia financeira para residências e empresas.

O autoconsumo solar é uma solução que contribui para a sustentabilidade ambiental. Utilizando paineis solares, a energia gerada é limpa e renovável, alinhando-se com as metas de transição energética.

Esta energia pode ser utilizada para sustentar as necessidades da sua casa e para o carregamento elétrico do seu carro. Verá que depois da instalação ao consultar certificado energético o mesmo será mais eficiente, valorizando o seu imovel.

Aproveitamento da Energia Solar no Algarve

O Algarve apresenta condições climatéricas ideais para a geração de energia solar feita através de paineis solares, com mais de 300 dias de sol por ano em localidades como Faro, Portimão e Castro Marim. Isto torna a região propícia para o desenvolvimento de projetos de energia renovável, como parques fotovoltaicos, instalações de autoconsumo solar ou, até, de um bairro solar.

Um exemplo de sucesso na região é o projeto do aeroporto de Faro, que conseguiu autoproduzir 30% de suas necessidades energéticas através de energia solar, economizando cerca de 1.500 toneladas de CO2 por ano, confirmando o potencial do Algarve em liderar esforços de sustentabilidade energética através do autoconsumo solar e na construção de um bairro solar.

Formas de poupar no seu consumo energético

Aqui estão quatro formas eficientes de diminuir os seus consumos e subsequentemente a sua conta de energia, trazendo consigo o bónus da autonomia e da sustentabilidade para o ambiente:

1 — Comparação dos preços de mercado

Para maximizar a eficiência energética através do autoconsumo solar, é essencial comparar os preços de todas as ofertas do mercado. Primeiro convém saber quais os seus consumos para poder usar um simulador custo carregamento elétrico e obter casas sustentaveis. Comece por monitorizar e ajustar hábitos de consumo é um passo importante. Para esse efeito pode utilizar dispositivos de monitorização que ajudam a identificar padrões de consumo e oportunidades para economizar energia. 

Depois utilize sites como o do sriespdgeg siresp ou o simulador larsustentavel. Com base nos seus consumos e comparando os preços de operadoras como a edp e a repsol poderá encontrar os melhores tarifários para si.

2 — Armazenamento de energia

A instalação de baterias para armazenamento de energia solar permite capturar e guardar a energia excedente gerada durante os picos de produção diurna, garantindo que essa energia possa ser utilizada à noite ou em dias nublados, quando a produção solar é reduzida.

O armazenamento auxilia na redução da dependência da rede elétrica, oferecendo maior segurança energética e potencial para economizar na conta de luz. O valor que terá de despender, inicialmente, nas baterias pode ser considerável, contudo os benefícios a longo prazo, como a independência energética e a flexibilidade do sistema elétrico, compensam o investimento.

Soluções como as de um bairro solar sustentado por paineis solares é cada vez mais utilizada na Europa.

3 — Manutenção regular dos sistemas

Tenha em consideração que deve, após a instalação, fazer uma manutenção regular dos sistemas solares para garantir a máxima eficiência e longevidade dos equipamentos. A verificação periódica dos paineis solares ajuda a identificar e corrigir qualquer tipo de anomalia do sistema antes que estas se transformem em falhas maiores.

4 — Escolha de equipamentos eficientes

Optar por equipamentos eficientes e investir em tecnologia de ponta, a longo prazo, vai contribuir para a redução de custos. Equipamentos como inversores solares de alta eficiência e paineis com tecnologia PERC (Passivated Emitter and Rear Cell) oferecem melhor desempenho em comparação com modelos tradicionais.

A comparação entre diferentes modelos vai ajudá-lo a identificar aqueles que oferecem maior rendimento energético. Inversores com eficiência superior a 97% e paineis solares com alta eficiência são um melhor investimento a longo prazo, porque proporcionam um sistema que produz electricidade de forma mais eficiente e estável.

O que espera para poupar na conta de energia e no bem estar do planeta? Siga o exemplo do aeroporto de Faro e torne-se numa das casas sustentáveis que contribuem para a diminuição das emissões em Portugal.

Categorias:Ambiente, Consumidor

PlanetAlgarve