O município de Vila Real de Santo António acolhe, entre os dias 21 e 23 de março, o II Congresso Ibérico da Associação de Professores de História, subordinado ao tema «O terramoto de 1755. Tempos difíceis de ambos os lados do Guadiana». O evento terá lugar no Centro Cultural António Aleixo (VRSA) e no CIT Garum (Isla Cristina).

O evento está integrado nas comemorações dos 250 anos da construção de Vila Real de Santo António, ao abrigo do Plano de Restauração do Reino do Algarve, uma das mais significativas intervenções iluministas em Portugal.
Através de um programa diversificado e um vasto leque de oradores, a formação da Associação de Professores de História pretende abordar o impacto causado pelo terramoto de 1755 na região sul da Península Ibérica.
Em Vila Real de Santo António, a programação inicia com a Assembleia Geral (dia 21 de março, às 13h00, no Centro Cultural António Aleixo) e termina com uma visita de estudo à cidade, no dia 22 de março, pelas 11h40, conduzida pelo historiador Fernando Pessanha.
A programação continua no CIT Garum, em Isla Cristina, até ao final da manhã do dia 23 de março, encerrando o Congresso com uma visita guiada de barco pela ria de Isla Cristina (12h00).
O II Congresso Ibérico da Associação de Professores de História é organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a APH – Associação de Professores de História, a Asociación Andaluza Hespérides, a Junta de Andalucía – Consejería de Desarrollo Educativo y Formación Profesional, e o Ayuntamiento de Isla Cristina.
Programa completo em anexo e em:




