Desporto

VILAMOURA | 1ª Prova do Circuito Nacional de Vela Adaptada Future Healthcare

A 1ª Prova do Circuito Nacional de Vela Adaptada Future Healthcare promovido pela Hansa Classe, Vela Solidária e Clube Internacional da Marina de Vilamoura, com o apoio da Federação Portuguesa de Vela, foi um imenso sucesso cativando clubes e velejadores de norte a sul de Portugal. Com o novo modelo competitivo que procura dar visibilidade à vela adaptada e tornar esta modalidade uma espetáculo possível de disfrutar desde terra, realizaram-se as regatas no interior da Marina de Vilamoura.

Com a rotação dos velejadores pelas embarcações disponibilizadas pela Vela Solidária, durante o fim de semana realizaram-se 22 regatas, tendo cada velejador competido em 12 delas, durante as quais se confrontaram entre todos.

O estádio natural que a Marina de Vilamoura proporciona possibilitou a presença de público que viveram a emoção de regatas disputadas até à linha de chegada. Por outro lado esta proximidade permitiu a confraternização com os atletas, dos quais destacamos o Pedro Reis, três vezes medalhado em Campeonatos do Mundo de Vela Adaptada.

O apoio das entidades públicas, nomeadamente o Município de Loulé, o IPDJ, a Junta de Freguesia de Quarteira, a Região de Turismo do Algarve, a AHETA e a Associação Regional e Vela do Sul, foi incondicional tendo os seus representantes marcado presença e enfatizando a importância da promoção da inclusão através do desporto e onde a vela pode assumir um papel estratégico.

As parcerias continuam a ser fundamentais na promoção da vela adaptada e nesta primeira Prova assumiram importante relevo, garantindo as condições para a qualidade e sucesso do evento. Destacamos a Câmara Municipal de Loulé, a Inframoura, a Marina de Vilamoura, a Alpha Ropes, as Velas Pires de Lima, a Vilamoura Sailing, o Dom Pedro Hotel, a Frutas da Lurdes e a Comissão Vitivinícola do Algarve.

Com a participação de 9 atletas em representação de 4 clubes o pódio foi constituído pelo Gonçalo Gonçalves e pelo Teodoro Cândido no 3º e 2º lugares respetivamente e em representação da Associação Naval de Lisboa, tendo o primeiro lugar sido conquistado pelo Pedro Reis em representação da Vela Solidária. O primeiro lugar feminino foi conquistado pela Matilde Castro com Clube Naval Povoense.

Tendo em conta o sucesso desta 1ª Prova, perspetiva-se um aumento do número de velejadores e clubes, com a participação inclusive de velejadores da vizinha Espanha.

Sobre a Vela Solidária

A Vela Solidária nasceu em 2011 em Portimão. Ao longo dos anos tem utilizado a prática de vela como ferramenta facilitadora da inclusão social, socialização, autoestima e qualidade de vida dos seus beneficiários.

“Juntos Navegamos por um Futuro Melhor

Categorias:Desporto, Quarteira

PlanetAlgarve