No Dia Mundial da Água, a Águas do Algarve celebrou a Arte, a Inclusão e a Inspiração.
O Dia Mundial da Água é uma data que nos lembra a importância deste recurso essencial à vida. Mas este ano, a Águas do Algarve celebrou-o de uma forma ainda mais especial: com a 3.ª edição do projeto “A Água e o Mar para Mim”, uma iniciativa que juntou arte, inclusão e sustentabilidade.
Este projeto tem um significado profundo, pois dá voz a pessoas extraordinárias, que nos ensinam, através da sua arte, novas formas de ver e sentir a água e o mar. Cada uma das 42 obras apresentadas é um reflexo de talento, emoção e superação. São expressões genuínas de criatividade que mostram que a arte não tem barreiras e que todos merecem um espaço para partilhar a sua visão do mundo.
Foi um momento de grande emoção, especialmente ao ver a felicidade dos participantes e a forma como cada obra foi recebida com carinho e admiração. Estes projetos são fundamentais para promover a inclusão e a valorização de talentos únicos, criando pontes entre a arte, a sociedade e a sustentabilidade.
“A iniciativa da Águas do Algarve direcionada para as IPSS desafia-as a transformarem um simples guarda-chuva em verdadeiras peças de Arte que desafiam as Leis da Física e qualquer limitação pessoal”, era o mote do concurso lançado pela Águas do Algarve.
Nesta sequência, a Equipa Técnica da UNIR (Loulé) empenhou-se e mobilizou os utentes e… mãos à obra, criatividade e empenho, utilizando vários recursos para corresponder ao desafio. O produto final foi uma autêntica Obra de Arte.
A Direção da UNIR congratula-se com a iniciativa e constata que a sua equipa mais uma vez teve um desempenho exemplar.
No final, para grande satisfação, a UNIR foi contemplada pela Águas do Algarve com o 1° prémio.
A UNIR deixa os “Parabéns à Águas do Algarve pelo trabalho em prol de toda a população e em especial dos mais vulneráveis”.
Outras instituições premiadas foram:
- ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve
- NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso
- APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro
Menções Honrosas:
- CRACEP – Cooperativa de Reeducação e Apoio ao Cidadão Excecional de Portimão
- Santa Casa da Misericórdia de Silves
- Associação Contacto de Tavira
- Associação Nossa Senhora dos Navegantes – Ilha da Culatra
A exposição pode ser visitada na Fundação Pedro Ruivo, em Faro, até 28 de maio e depois irá percorrer o Algarve, levando consigo esta mensagem de arte e inclusão.



Categorias:Loulé




