Prata e Bronze. Portugal conquistou dois pódios na Taça da Europa de Quarteira, com as olímpicas Melanie Santos e Maria Tomé a conquistarem, respetivamente, a medalha de prata e bronze e separadas por 10 segundos. O triunfo coube à britânica Tilly Anema.


Todas as fotos PlanetAlgarve AQUI.
“Foi na perfeição, era o que tinha idealizado com o meu trabalho todo neste inverno. Fiz uma natação forte e no ciclismo trabalhámos bem em grupo. Depois, controlei na corrida para não dar o ‘estoiro’, devido ao calor, e estou muito feliz por este resultado final”, comentou Melanie Santos em declarações à agência Lusa.
Já Maria Tomé fez uma prova de trás para a frente, recuperando no segmento de atletismo, depois de ter estado integrada no grupo perseguidor na natação e no ciclismo.
Já Madalena Almeida foi 13.ª, Inês Rico 28.ª, Matilde Santos 31.ª, Raquel Rocha 35.ª e Mariana Vargem 39.ª.
Na prova masculina, Miguel Tiago Silva foi o primeiro triatleta português a cortar a meta, no 10º lugar, terminando com o tempo de 1:45:55.
“Esta prova é muito especial para nós, portugueses, e queríamos tentar lutar pelos primeiros lugares. Tentei forçar no ciclismo e fiz uma boa corrida. Acho que estive a bom nível para esta fase da época”, referiu o atleta em declarações à Agência Lusa.
Classificação dos restantes atletas portugueses:
12º Ricardo Batista, 22.º João Mansos, 35.º Tiago Fonseca, 43.º João Dias, 44.º João Canadas, 51.º Hugo Figueiredo, 56.º Gabriel Santos.
A Federação de Triatlo de Portugal homenageou, durante a Taça da Europa de Quarteira, as carreiras olímpicas de João Silva e João Pereira, assim como as participações portuguesas nos Jogos Olímpicos de Paris.
Portugal alcançou na capital francesa, no passado mês de agosto, uma das suas melhores participações olímpicas de sempre. A seleção, composta por Vasco Vilaça, Ricardo Batista, Maria Tomé e Melanie Santos, garantiu a conquista de 6 diplomas, assim como um notável 5º lugar na estreia da estafeta. A FTP aproveitou a presença dos triatletas na Taça da Europa de Quarteira para proceder ao seu devido reconhecimento público.
Na mesma cerimónia, João Silva e João Pereira foram homenageados pelo percurso olímpico que agora termina. Para trás, ficam vários títulos internacionais e um legado que merece ser recordado e distinguido.
Texto: Federação de Triatlo de Portugal




