O elenco de BULLDOG atravessa o Atlântico. Da Europa à América do Sul, a companhia JAT – Janela Aberta Teatro (Algarve) une continentes através da linguagem universal do Teatro Físico.

Neste mês de Abril, a abrir o segundo trimestre de 2025, a peça BULLDOG subirá ao palco para quatro apresentações no Chile. No dia 14 de Abril, na 18.º edição do FINTADAZ – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO Y DANZA, na cidade de Iquique, e a 16 de Abril no Teatro Municipal Pedro Ariel Olea da cidade de Arica.
Esta acção internacional representa um marco na história e percurso da companhia portuguesa especializada em Teatro Físico que, depois de em 2023 ter representado esta mesma obra na Indonésia, no âmbito do 50º Festival Teater Jakarta, a convite do seu director artistico, volta agora a atravessar oceanos e a unir continentes por intermédio do teatro.
Serão quatro atuações, duas para público escolar e duas para público geral, em dois importantes polos culturais do Chile, Iquique e Arica, que permitirão chegar a um número considerável de espectadores.
As duas primeiras actuações têm lugar no âmbito da programação oficial do 18.º FINTADAZ – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO Y DANZA, actualmente um dos eventos de artes cénicas mais importantes e certificados do norte do Chile, e um de maior destaque na América.
Nas suas 17 edições, o evento recebeu mais de 4.000 artistas de teatro, da dança e das artes circenses, e mais de 180 mil espectadores, promovendo o acesso democrático às artes. O FINTDAZ é considerado um evento de interesse social e político, que faz parte do património cultural imaterial da região de Tarapacá e do país.
As duas últimas actuações serão representadas no Teatro Pedro Ariel Olea – Teatro Municipal da cidade de Arica a convite do CENTRO MB2 para la Experimentación de las Artes, entidade que procura desenvolver, valorizar e dar reconhecimento ao trabalho criativo e pedagógico, colaborando com entidades da região, do país e estrangeiras, procurando criar redes para “Mover a Cultura”.
O Teatro Pedro Ariel Olea é um espaço cultural histórico do Chile, que serviu de palco para inúmeras manifestações artísticas e eventos comunitários. O edifício sofreu um processo de restauro para garantir não só a preservação do seu valor histórico, mas igualmente oferecer melhores condições, tendo reaberto portas ao público em Setembro de 2024.
BullDog é um espectáculo de máscara, sem palavras, acessível a todos os públicos, aclamado pela pertinência do tema, e excelência artística e estética. Retracta temas fracturantes da sociedade; o bullying, a violência intergeracional, racial e de género, o amor e a evolução. Temas transversais a distintas culturas e etnias, que por intermédio do teatro físico, permite que possam ser entendidas de igual forma em todo o mundo; estimulando a reflexão para a acção, de cidadãos e comunidades, com vista à evolução e integração social.
Estas apresentações comprovam o carácter universal da criação que, após ter sido representada na Europa e Ásia, chega agora à América, atestando o entendimento, apreciação e relevo do trabalho de excelência desenvolvido pelo JAT.
Esta digressão conta com o apoio institucional da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Faro.


