Quarteira

QUARTEIRA | Mulheres promovem projeto de integração e inclusão

“O despertar de uma nova mulher” foi tema do último encontro do projeto Elo de Marias que se realiza, quinzenalmente, na sede da Associação APALGAR, em Quarteira.

Um movimento, introduzido no programa de iniciativas a realizar, em 2025, em parceria com a direção da APALGAR – Associação de Amizade dos PALOP no Algarve, com vista à integração e à inclusão, no caso, das mulheres de diferentes países e residentes no nosso país, em particular as de língua oficial portuguesa.

O encontro de terça-feira, dia 22 de abril, com mais de uma dezena de participantes, teve início com um convívio pelas 9:30h, em jeito de pequeno-almoço, que se quer “cada vez mais saudável”, sublinha a coordenadora do núcleo de Quarteira, a Wellness Coach, Dra. Sónia Ferreira Santos.

A profissional reforça que o momento inicial “é importante para que o quebra-gelo aconteça, principalmente com as mulheres que chegam pela primeira vez ao encontro. Importa sentirem-se em família e preparadas para um momento de intimidade formativa e informativa que se segue”.

O último encontro teve por base a “superação”. Para isso, clarifica a Wellness Coach: “Dignificar as mulheres e os seus talentos não significa ter de diminuir os homens. Agredir os homens é tão prejudicial como molestar uma mulher”.

“Culparmo-nos a nós mesmas ou aos homens, ou à sociedade, por todos os problemas das nossas vidas não contribui em nada para os curar e só nos mantém impotentes”, concluiu.

No final de mais um encontro, Sónia Ferreira Santos mostrou-se satisfeita com a abordagem e partilha conseguida, quinzenalmente, entre as participantes: “As sucessivas intervenientes nas palestras, ao trazerem autênticos desafios para cada uma individualmente, permite saírem com mais esperança e rejuvenescidas”, acrescenta Sónia Ferreira Santos, lembrando que o “passa palavra” já permitiu ter encontros com mais de três dezenas de participantes.

Os temas tratados visam responder entre as necessidades mais particulares de quem se quer integrar numa sociedade europeia, ou temas mais amplos que interessam a qualquer mulher, veja-se: “Como atuar em caso de violência doméstica?”; “Que direitos e deveres numa sociedade como a portuguesa?”; “O segredo da alimentação na longevidade”; ou modelos mais intimistas como os temas relacionados com “relações conjugais ou com os filhos”.

O Elo de Marias teve origem na Flórida, Estados Unidos, em 2020, pela mão da empresária Juçara Johnson, entre a comunidade de língua portuguesa aquando da pandemia, atualmente a expandir-se pela América Latina e pela Europa.

É missão do grupo de trabalho Elo de Marias transformar a vida de mulheres por meio de experiências enriquecedoras que resultam da partilha de conhecimentos e promoção do fortalecimento desses relacionamentos.

Os encontros baseiam-se em valores como a originalidade, a superação, integração e inclusão e a valorização de talentos.

No grupo de trabalho incentiva-se também o intercambio de negócios entre mulheres empresárias.

Categorias:Quarteira

PlanetAlgarve