
Caros amigos Castromarinenses
Fiz há pouco tempo, 69 anos.
Ao fim de 32 anos à frente dos Municípios de Alcoutim e de Castro Marim, chegou a hora de abrandar esta missão tão absorvente, tão aliciante e tão gratificante.
Creiam-me que, muitas vezes, não foram tempos fáceis. Durante 8 anos, não tive a maioria na Assembleia Municipal e durante 2 anos no Executivo.
Fiz o que pude e o que sabia.
Com a minha maneira de ser e de estar na vida e na política, dando o meu melhor por Castro Marim.
Agradeço a confiança que a população, maioritariamente, em mim depositou em 4 atos eleitorais.
Como sempre, trabalhei em equipa. Não sei trabalhar de outra maneira, como tal, a minha saída não irá ser muito sentida, pois esta equipa irá manter-se e dar seguimento a esta maneira de gerir uma Câmara, a qual foi apoiada e sufragada pela maioria dos Castromarinenses.
A Filomena Sintra e o João Pereira e a restante equipa, irão continuar este trabalho de melhorar a vida de quem aqui vive.
Pessoalmente, continuarei a dar o meu contributo voluntário como médico e a ser uma presença assídua nas instalações do Município, como vontade manifestada pela Filomena Sintra.
A todos os trabalhadores do Município, agradeço a colaboração prestada.
Um grande abraço de amizade e um reconhecido agradecimento por me terem dado o privilégio de estar à frente deste maravilhoso concelho.
Francisco Amaral
Nota Biográfica
Francisco Augusto Caimoto Amaral nasceu em Alcoutim, em 1955.
Licenciado em Medicina desde 1981 pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim entre 2013 e 2025, acumula uma carreira médica e política ao serviço do país, com mais de 30 anos de medicina e de poder local em Alcoutim e Castro Marim, tendo sido o autarca no ativo com mais anos à frente de uma Câmara Municipal.
Do seu currículo, fazem parte o cargo de médico de família no Centro de Saúde de Alcoutim, entre 1982 e 1993. Atualmente, e desde 1999, é médico voluntário no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, em Faro. Em 1993 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Alcoutim pelo Partido Social Democrata, tendo sido aqui reeleito por mais quatro mandatos (1997, 2001, 2005 e 2009, até 2013). Candidatou-se depois a Castro Marim, exercendo até ao último ano do seu último mandato, em 2025.
Em 2006, foi distinguido pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito. Foi deputado da Assembleia da República, membro do Comité das Regiões da Europa, membro do Conselho de Administração da AMAL – Associação de Municípios do Algarve, administrador da empresa Águas do Algarve e administrador da empresa Algar.
Foi membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, membro do Conselho de Administração da Comunidade Intermunicipal do Algarve, dirigente da Associação ODIANA, presidente da Eurocidade do Guadiana, presidente da Assembleia Geral da Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Artes dos Balurcos, presidente da Assembleia Geral do Grupo Desportivo de Alcoutim e presidente da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António, além de ter sido assistente na Faculdade de Medicina do Algarve.
Categorias:Castro Marim




